Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 8
Arcanjo Solar

de Manuel Cavaco Nunes

em 21 Out 2021

  (...anterior) Esse é o método cabalista de explicar a criação do mundo, e contrasta com o método científico do mesmo. A última sephirah é Malkuth, a matéria densa, correspondente ao último estado das coisas. Microcosmicamente, subindo na Árvore, partindo de Malkuth, o homem aproxima o seu estado de consciência, elevando-se cada vez mais próximo de Kether. Então, a Árvore da Vida tanto pode ser usada para explicar a criação do Universo, como para hierarquizar o processo evolutivo do homem. Por isso, a Árvore da Vida é usada como referência em várias ordens de magia, para classificar os seus graus. (Wikipédia)

7. CARACTERÍSTICAS DA ÁRVORE DA VIDA

A Árvore Sefirótica não é uma descrição científica do nosso Universo, mas sim um sistema de explicação do mundo que é de natureza mística. Pela meditação e pela contemplação, os espíritos excepcionais, que o conceberam, conseguiram apreender uma realidade cósmica, que traduziram com a ajuda de imagens, de símbolos. Esta Árvore Sefirótica diz-nos como a Vida divina circula no Universo, desde Aïn Soph Aur, Luz sem fim, até Malkhuth, a Terra. Procurai alimentar-vos todos os dias com os seus frutos. Talvez nunca ireis compreender, perfeitamente, esta figura e ser-vos-á ainda mais difícil realizar as virtudes e os poderes, que ela representa, mas será para vós a imagem de um mundo ideal, que vos puxará sempre para o Alto. (Omraam Mikhaël Aïvanhov)

1 — Kether, a Coroa, a Luz Divina.
2 — Chokmah, Sabedoria.
3 — Binah, Compreensão, Mãe (§) do Mundo, Sophia, Elhoim.
4 — Chesed, Misericórdia, a Bondade Infinita.
5 — Geburah, Severidade, Justiça, o Rigor.
6 — Tiphereth, Beleza Universal, Harmonia do Mundo. Equilíbrio.
7 — Netzach, a Vitória, a Eternidade.
8 — Hod, Esplendor, Glória e Paz, Verberação.
9 — Yesod, Base, Forma, Fundamento.
10 — Malkuth, Reino, o Mundo Materializado, o Concreto.
DAAT é uma sephira "invisível" que significa o conhecimento, Gnosis, coloca-se entre KETHER e TIPHERETH, na coluna central.
A Árvore da Vida pretende simbolizar todo o Universo, uma proposição de implicações tão vastas que muitos poderão duvidar da possibilidade de existir um símbolo assim. Trata-se de um diagrama ilusoriamente simples, constituído por dez esferas chamadas Sephiroth e por 22 linhas de ligação chamadas Caminhos. As Sephiroth e os Caminhos são chamados, coletivamente, de Trinta e Dois Caminhos de Sabedoria

Correspondência dos veículos do homem com as sephiras e as Leis
1 -Kether: o Pai. 1º Logos.
2 - Chokmah: o Filho. 2º Logos.
3 - Binah: o Espírito Santo. 3º Logos
Daath: 1ª Lei: Holismo; Átmico.
4 - Chesed: Búdico, 2ª Lei: Analogias;
5 - Geburah: Corpo Causal, 3ª Lei: Ordenação;
6 - Tiphereth: Antakarana; 4ª Lei da Harmonia;
7 - Netzach: Corpo Astral, 6ª Lei Karma-Némesis;
8 - Hod: Corpo Mental Concreto, 5ª Lei dos Ciclos ou Ritmos;
9 - Yesod: Corpo Etérico, 7ª Lei da Transformação-Evolução;
10 Malkuth: Corpo Físico Denso


Sendo as sephiroth do pilar da severidade muito femininas, e as sephiroth do pilar da misericórdia muito masculinas, não existiria estabilidade no universo sem o pilar central, que age como o mediador entre eles. Dessa forma, a junção entre Geburah e Chesed gerou Tiphereth. E a junção entre Hod e Netzach gerou Yesod. Logo, Binah é o oposto de Chokmah, assim como Geburah é o oposto de Chesed, e Hod, o oposto de Netzach. Em verdade, cada linha horizontal da Árvore é emanada pela linha horizontal que lhe é superior, e emana a linha horizontal que lhe é inferior.

Logo, Kether emana tudo, mas também recebeu emanação de Aïn Soph Aur, Luz sem fim, (Na Cabala (§) existe uma Trindade de Logos não Manifestados), e Malkuth não emana nada, mas recebeu emanação de tudo, sendo essas emanações sempre de cima para baixo. Cada sephirah tem as suas correspondências astrológicas, com Arcanjos, com planetas, Leis, Raios, chakras (§), planos e veículos do homem etc. Por exemplo, Geburah é a sephirah da severidade, da justiça, logo, tem correspondência com Marte, planeta relacionado pela astrologia com a guerra.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®