Sagrados
Arcanjo Solar

de Manuel Cavaco Nunes

em 21 Out 2021

(...anterior) Já Netzach é da esfera de Vénus, pela sua natureza emocional.

8- 6ª SEPHIRA THIFERETH DA ÁRVORE DA VIDA (JUDAICA)

Kether situa-se na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência divina, atemporal e livre. É a génese de todas as emanações canalizadas pelas outras Sephiroth.

Daath – Gnosis – Conhecimento. Daath, situa-se abaixo e entre Chokmah e Binah. É o conhecimento. Representa uma falsa sephirah porque não é uma emanação independente como as outras dez. Ela depende de Chokmah e Binah. Também é considerada como a imagem de Tiphereth. É o abismo, o caos aleatório do pensamento.

Kether-Pai; Chokmah-Filho e Binah-Espírito Santo, Sophia, a Mãe (§) do Mundo, Leis, Ciência, que compõem a coroa Sephirótica. O Homem Espiritual tem o corpo (Malkuth), a alma (Tiphereth) e o Espírito (Kether), que formam uma unidade.

Tiphereth completa o Triângulo Ético na Árvore da Vida, é o equilíbrio, e o equilíbrio está entre Chesed e Geburah. Localizada no meio da Árvore da Vida, no Pilar da Suavidade que também é o Pilar da Consciência, Tiphereth representa a Harmonia, a Beleza de si mesma, a Consciência reflectindo sobre si mesma, tendo experimentado alturas positivas e negativas, e saiu disso amadurecida e sábia. É o centro do Microprosopus. Tiphereth é Kether num arco inferior e Yesod num nível superior. Observada dos planos superiores da Árvore, está a criança emanando das esferas superiores, observada dos planos inferiores está o Rei mais próximo dos céus. Tiphereth também fornece um equilíbrio entre Netzach e Hod (ver figura em cima). A sephira Tiphereth significa Devoção - devoção a um propósito espiritual superior ou devoção.

Tiphereth, Harmonia, Beleza, Consciência (Equilíbrio)

Bem no Centro da Árvore da Vida encontra-se a séfira de Tiphereth. É ela a mais importante de todas as séfiras, uma vez que a sua colocação se acha na posição de equilíbrio de todo o esquema da Árvore. Do ponto de vista das religiões, a séfira de Tiphereth é considerada como o Centro Crístico. É aí que as religiões cristãs se apoiam e também todas aquelas que têm como símbolo maior, os deuses sacrificados.

Tiphereth é a sexta sephira da Árvore Cabalística, é a segunda Sephirah da coluna Central, a do Equilíbrio, vem depois de Kether. E é o terceiro centro do Mundo de Criações (Briah). Tiphereth é o rosto visível de Kether, a sua manifestação material, representada no universo pelo Sol. Trata-se de um centro de harmonia, já que todos os caminhos levam a ele, e dele saem sendeiros a todos os centros de vida. É nesta estância solar que se estabelece a consciência do homem, já que centraliza todas as experiências provenientes da coluna do Rigor (esquerda) e da coluna da Graça (direita), infundindo em nós a ideia de um equilíbrio entre a necessidade como Lei e a Graça Divina.

O planeta associado a esta sephira é o Sol em toda a sua beleza e glória. O Coração da Árvore da Vida é regido pelo Arcanjo: Mikhael.

9. TRINDADE DIVINA

Da Coroa (1. Kether, topo do pilar central do Equilíbrio) nasce a Trindade Divina, composta do princípio activo da Sabedoria (2. Chokmah, o Filho, topo do pilar direito da Força) e do seu complemento passivo, a Compreensão (3. Binah, a Mãe, topo do pilar esquerdo da Forma).

Do um dá sempre origem ao dois, ou seja, do Pai (Osíris) que está em segredo sai a sua esposa a Divina Mãe Kundalini (Ísis) e da perfeita união entre ambos, Osíris-Ísis, nasce o menino Hórus, (Aurus). Então Ela concebe, por obra e graça do Espírito Santo, o Terceiro Logos, o Cristo (Segundo Logos) em seu ventre virginal e imaculado. Este mistério resolve-se levando-se em conta que ainda que Ela seja a esposa do Terceiro Logos, dentro do Terceiro Logos está o Segundo Logos e com o Primeiro Logos perfazem uma Trindade, porque no fim de tudo, o Logos é Triuno, indivisível formando a Trindade Divina: Osíris, Hórus e Ísis, Pai, Filho e Espírito Santo.