Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Tudo o que há para saber

de Miguel Ledro Henriques

em 26 Fev 2024

(...anterior) ncia é o caminho indirecto, em que há a quase constante sensação de se ser arrastado pela vida como uma folha numa tempestade; o Caminho da entrega é o Caminho Directo, aquele em que inicialmente dançamos corajosamente em busca das essências por debaixo das formas, dos ensinamentos por detrás dos acontecimentos, das mãos que movem as coisas, alcançando progressivamente a consciência de que os acontecimentos da vida são só vestes para os princípios, os passos, do Movimento Arquetípico, e finalmente alcançando o estado de ser que se assemelha a ser amorosamente embalado pelo mais maternal dos oceanos.

O processo espiritual é todo aquele que leva ao estado de ser de amor, sabedoria e poder, de harmonia com a vida e União com a Existência, e um dos seus veículos mais importantes é hoje denominado meditação. Para falar sobre meditação, temos naturalmente de falar sobre tudo aquilo que é realmente importante para todo o ser humano.

Primeiro, é muito importante que saibas “porquê”, ou “para quê”, queres meditar. E qualquer que seja a razão para qualquer um de nós, quando vamos em busca da sua origem surge sempre o mesmo fenómeno – o fenómeno geralmente expresso como insatisfação. A insatisfação pode ser de vários graus de intensidade e qualidade, podendo ser dividida em desconforto, dor, sofrimento ou miséria. Pode ir de uma sensação geral difusa sem causa aparente, a um saber preciso e agudo que se pode relacionar com um elemento específico da tua vida. E podes estar numa posição em que queres afastar-te da insatisfação porque já não consegues suportar mais o negrume que te faz sentir; ou podes estar a viver uma vida teoricamente fantástica, mas no teu âmago sabes que falta alguma coisa, que há algo melhor, que queres mais. Quase todo o ser humano à face da Terra encaixa numa destas descrições, quer subtil ou claramente (gostaria de sugerir intensamente ao leitor que não espere para se encaixar na primeira das posições, mas antes mergulhe voluntaria e vorazmente na segunda). A insatisfação pode parecer “algo que está errado”, mas na realidade é um claro sinal, um dedo a apontar e uma porta para atravessar, é o pré-requisito para o processo espiritual consciente. É a passagem da ignorância da ignorância, para o conhecimento da ignorância. E deve ter intensidade suficiente para que nos impeça de tomar levianamente o que vem a seguir.

E foi então que ouviste falar de meditação. De alguém ou algures, ouviste que é um método para eliminar o sofrimento, para te tornares melhor ser humano em geral ou em algo em particular, para ser mais saudável, mais consciente, mais inteligente, mais amoroso, mais poderoso, para tomar a vida e evolução nas tuas próprias mãos, ou até mesmo para te descobrires e aos segredos da Existência. Bem, meditação é tudo isto e muito mais, de maneiras que garanto não consegues ainda nem imaginar, de maneiras que agora considerarias como magia ou ficção.

Como muitas das coisas no rápido mundo moderno, a palavra e o fenómeno por detrás de meditação foram tomados e espalhados superficialmente, o que resulta em ignorância, e pode mesmo levar a que o processo tenha o resultado oposto ao que se pretende. O indivíduo pode mesmo magoar-se através de coisas às quais alguns chamam “meditação”. Esta não é o fechar dos olhos e forçar a mente a parar. É vitalmente importante compreender desde o próprio princípio e relembrar constantemente que qualquer forçar, qualquer tensão voluntária, qualquer luta, qualquer tipo de violência, mesmo que subtil, vai precisamente na direcção oposta ao processo meditativo.

O que é, então, a meditação? Na realidade, não é um método, uma prática, como ouvimos todos dizer. Meditação é um estado de consciência, um estado de ser, a “meta” da prática que pretendemos começar. A palavra meditação está intimamente relacionada com a palavra medicina, e de acordo com as mais recentes línguas-raízes grego e latim, ambas significam “saber o melhor caminho”, podendo também ser traduzidas como “ponderar”, “contemplar”, “concentrar” e “mergulhar ou estar no seu próprio centro”. Em sânscrito antigo, uma das primeiras línguas faladas e escritas do mundo, esta temática é abordada com maior precisão científica.