Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Tudo o que há para saber

de Miguel Ledro Henriques

em 26 Fev 2024

(...anterior) Todos nós temos estes momentos, e descobrimos que quando lhes damos ouvidos coisas incríveis, transformadoras e elevadas acontecem. Mas acontecem esparsamente, são pouco claros, e muitas vezes temos medo de lhes dar continuidade porque a mente toma o comando e nos convence de que sabe melhor, de que poderíamos cair, de que poderíamos cometer erros.

Através do processo espiritual, esta voz da consciência torna-se bem mais clara e precisa que a da mente, notícias fantásticas, tendo em conta que tanto os ensinamentos perenes como a ciência moderna mostram que a consciência pura, estando ligada/ sendo parte daquilo que é hoje chamado campo quântico, ou campo do ponto zero – o tecido fundamental do Universo a partir do/ no qual tudo o que existe é fabricado, o Organismo Único que é a Totalidade da Existência – tem acesso ao resumo integrado de toda a informação que existe. Para nós, isto significa que, quando estamos naturalmente, sem esforço e fluidamente ligados à consciência, quando temos clara noção de que somos a consciência e lhe damos ouvidos, experienciamos clara e cristalinamente todo o movimento da vida à nossa volta e sabemos, tão certamente como sabemos que existimos, como responder, para onde ir, o que fazer. Não há sequer qualquer fricção, qualquer contradição, qualquer esforço. Simplesmente saberás o que vem naturalmente a seguir. Só precisas de ver e soltar as correntes dos condicionamentos, recuperar a tua energia, realizar o teu verdadeiro ser. Esta é a reversão da direcção da vida ordinária, este é o Caminho da concentração, meditação e União – este é o processo espiritual.

Agora, fundamentalmente, aquilo que aprendemos durante o processo espiritual é o mesmo que aprendemos através dos altos e baixos da vida mundana, mas no primeiro caso aprendemos muito mais depressa, de maneira mais bela, e com muito menos sofrimento. O que aprendemos é um processo, um movimento interior, um fluxo, que é a origem e leito de todo e cada fenómeno que existe. Está contido e pode ser experienciado na respiração, no caminhar, no pensar, nos movimentos dos seres celestiais, nos ciclos do dia e noite, em cada sentimento, cada forma e cada som. É o fluxo da atenção, aceitação silenciosa, e deixar ir; do surgir, mover, e desaparecer; do ver, abrir espaço para ser, e deixar ser; saber, deixar o conhecimento reverberar, e relaxar. Numa palavra, este movimento é o amor. Contém as três funções da consciência humana, as mesmas três funções da Consciência Universal – amor, inteligência e poder, ou sentir, pensar e querer. É como a contínua, suave, transparente, quente, luminosa ardente chama calma de uma vela. Através tanto da vida mundana como do processo espiritual, aprendemos a ser mais subtileza e mais intensidade, e cada pensamento, sentimento, desejo e acção transforma-se de mais grosseiro, turvo, instável, caótico, trémulo, em mais fino, claro, estável, harmonioso, radiante. Durante o processo espiritual, temos oportunidades concentradas de ver cada pedaço das acumulações mentais, emocionais e físicas recolhidas durante a vida e que permanecem um fardo pesado, pomo-las à vista clara da consciência, e aprendemos a deixá-las ir, dissolver-se, relaxar, desaparecer por si mesmas. Desta maneira as vivências são digeridas sem esforço, a aprendizagem torna-se natural, e a consciência, aquilo que realmente és, cresce em beleza, força, verdade e bondade.

Como podes ver, meditar não é fechar a percepção e forçar a mente a parar, mas é antes quase precisamente o oposto: meditação é a coragem de ver tudo o que vem, o compromisso de abraçar tudo que há a ser visto, e o poder amoroso de deixar ir; meditação é a intensa mas aberta questão dirigida à Existência – com toda a tua mente, todo o teu coração, toda a tua vontade, todo o teu amor, todo o teu ser – “que és tu?