Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 10
Budismo Theravada

de Bhikkhu Dhammiko

em 08 Abr 2006

  (...anterior) Ajahn Mun Foi neste período que muitos daqueles que eram mais fiéis ao ensinamento prático original do Buddha (§), se retiraram para a ilha do Sri Lanka.

Foi então no reinado do Rei Dutugemunu (101-77 a.C), época aclamada como a era de Ouro do Budismo Theravada no Sri Lanka, que este “Veículo” particular se foi estabelecendo e consolidando, com o mínimo de modificações. A Tradição do ensinamento foi-se transmitindo por via oral e mnemónica na linguagem Pāli, não como necessidade de se desenvolver para enfrentar crenças hostis, mas conservando a linha distinta entre o ensinamento formal básico e os comentários posteriormente adicionados.
Vem então o Quarto Conselho segundo a Tradição Theravada, tendo lugar perto de Matale, Sri Lanka, durante o reinado do Rei Vattha Gamini Abhaya (29-17 a.C). Foi aí que finalmente e pela primeira vez, 500 monges presididos pelo Venerável Rakkhita efectuaram a transcrição de todo o Cânone Pāli (Tipitaka) e Comentários (Atthakatha) para a escritura. Este foi o momento crucial e o local em que se fundaram as inabaláveis raízes do Cânone Pāli, sem o qual a Tradição Theravada de hoje não teria sobrevivido como conseguiu através de guerras, perseguições e outros contratempos.
Ainda recuando no tempo, houve outros grupos missionários que, inicialmente sob a égide do Imperador Aśoka (§), se dispersaram por outros países do Sudeste Asiático, a partir da Índia e do Sri Lanka, como Birmânia e mais tarde, Tailândia, Camboja e Laos. No entanto, apesar da dispersão geográfica, a contínua retrospecção aos valores padrão do Cânone Pāli, foi mantendo a verticalidade central da Tradição, com todo o respeito e reverência pelo modo de vida e a disciplina que o Buddha realizou na floresta. Essa Tradição da Floresta, tem sido o modelo que tem vindo a subsistir apesar dos muitos altos e baixos ao longo dos séculos. Por vezes a Tradição desfalecia no Sri Lanka e lá vinham monges da Tailândia para a ajudar a levantar. Outras vezes era na Tailândia que sucedia o enfraquecimento e lá iam monges da Birmânia dar o seu fôlego e alento. Assim foi durante séculos, suportando-se e ajudando uns aos outros, mantendo o carácter original da “religião” à superfície.

Outros problemas surgiam ao longo da história. É bem comum, não só no foro budista, mas em todo o mundo, ver a corrupção aliada à riqueza e à obesidade material do sucesso mundano, eclesiástico e político. Assim também sucedeu com o Budismo em certos níveis e em diferentes épocas, pois que de tempos a tempos o sistema monástico se acomodava a um carácter mais relaxado, onde a degeneração material se inflava sobre o seu próprio peso, seguindo-se o colapso. Era então que um pequeno grupo ou um grande mestre se rebelava contra o sistema, retornando à disciplina e à austeridade dos recessos virgens e agrestes, restabelecendo novamente os padrões originais do código monástico, da prática de meditação e do estudo dos ensinamentos.
Pelos meados do século XIX, o Budismo na Tailândia tinha adquirido uma rica variedade de tradições e práticas regionais. No entanto, o corpo geral da sua vida espiritual tinha-se degradado a par com o desleixo e a corrupção da disciplina monástica, encontrando-se ensinamentos de Dhamma misturados com nebulosos vestígios tântricos e animistas, aliados ao facto de que raros eram já aqueles que praticavam a meditação. Para piorar a situação, havia já a opinião generalizada, tanto pelo lado da fracção degenerada como mais ainda pelos “eruditos” da ortodoxia, de que já não era possível realizar o nibbāna (Nirvāna), ou até mesmo alcançar os estados iniciais de jhāna (absorção meditativa).

Isto foi uma situação que os revivificadores da Tradição da Floresta se recusaram a aceitar. E foi ao mesmo tempo uma das razões por que foram “catalogados” de independentes e agitadores pela hierarquia eclesiástica da altura, para além do desdém que muitos deles demonstravam pelos “monges de estudo” da própria linha Theravada ao asseverarem que «a sabedoria não se tira dos livros».
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®