Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Ayurveda

de Archna Sool

em 11 Abr 2006

Quando a popularidade dos medicamentos holísticos se encontra no auge no mundo inteiro, a índia está emergindo como o melhor local de cura natural e rejuvenescimento através de Ayurveda.

Terapia Natural

Ayurveda, em sânscrito, significa Ciência da Vida. Ela teve origem no Kerala há 5000 anos atrás. Ela restaura a saúde através da desintoxicação do corpo e fortalece o sistema imunizado, primariamente através de terapias de massagem e uso óleos herbáceos. O Ayurveda oferece um remédio certificado pelo tempo tanto no melhoramento da saúde geral como na tonificação do corpo ou para doenças específicas tais como, artrite, reumatismo, sinusite, enxaqueca ou espondilose.
Hoje o Ayurveda compete com as mais avançadas ciências médicas e oferece medicamentos efectivos para várias doenças através de ramos diferentes tais como, Kaya Chikitsa Medicina Geral Ba/achikitsa Pediatria, Graha Chikitsa Psiquiatria, Urdwanga Chikitsa Ouvido, Nariz e Garganta e Oftalmologia, Salya Chikitsa Cirurgia, Damshtra Chikitsa e Visha Chikitsa Toxicologia e Vajeekarana Chikitsa, Ciência Afrodisíaca. O Ayurveda oferece basicamente dois tipos de terapia: cura do corpo com doenças específicas, bem-estar geral e reforço para o sistema imunizado.
O segredo de uma boa massagem está no óleo usado e na técnica do massagista. O tipo de massagem usado para uma determinada doença e os ingredientes do óleo dependem dos princípios Ayurvédicos tais como, vatha, pitha e kapha. A massagem pizhichil é administrada, se a origem da doença for o desequilíbrio de vatha, ou vento, como doenças do sistema nervoso e muscular. «Uma massagem fria e medicação oral é a receita para a doença causada por desequilíbrio de pitha ou bílis». Hipertensão, hidropisia e problemas semelhantes são o resultado de kapha ou desequilíbrio de fleuma. Isso é tratado com massagens quentes. Existe até massagem para resfriado comum e sinusite. Um pedaço de algodão molhado no óleo é pressionado em volta da cabeça.
O regime também é um aspecto importante quando se trata de seguir normas de Ayurveda para um curso efectivo de tratamento. Durante o tratamento de terapia Ayurvédica é importante evitar comida não vegetariana e bebidas alcoólicas porque podem causar efeitos adversos no corpo. A dieta vegetariana, preferivelmente consumida de acordo com a receita médica, exerce um papel fundamental no sucesso do tratamento aplicado. As terapias Ayurvédicas são receitadas depois de um estudo profissional da história da saúde, condição da doença e constituição física do doente tomando em consideração a idade e o sexo. O conceito de Ayurveda, com suas terapias holísticas de rejuvenescimento sem efeitos colaterais, está agora penetrando na arena global. A importância dada ao Ayurveda em todo o mundo estabelece a popularidade deste antigo sistema medicinal da Índia.

Cortesia da Revista "Índia Perspectives".