A Criança e o Universo

de Ana Isabel Marques

em 01 Mai 2006

(...anterior)

Ensinar às crianças a ordem do universo
É também importante desenvolver na criança a curiosidade de saber o porquê de todas as coisas, elas são muito curiosas e devemos explicar e dizer tudo o que sabemos a respeito. Explicar os fenómenos naturais, a natureza e a ordem que os rege e, compreender, que respeitar os mais velhos faz parte dessa ordem como princípio hierárquico. Antigamente essa hierarquia no seio da família era natural, e o casamento pressupunha também um casamento entre as famílias, quem julgava era a família, o clã era muito forte, e a família do marido imperava. A rigidez chegava ao ponto de dar à família o direito de vida ou morte sobre os seus membros. Por outro lado, a união e a coesão familiar eram profundamente mais fortes do que hoje em dia.
Hoje, a sociedade permite uma mobilidade vertical muito maior, e o convívio no mesmo nível é muito mais aberto, prevalecendo, já não o espírito de família, mas a união de indivíduos afins. Isto significa que a nível da família o convívio é mais fácil, tudo flúi com mais naturalidade e os problemas resolvem-se com mais facilidade.

O espírito individualista é também algo que se tem muito em conta, tanto no seio da família como da sociedade. Cada um por si, isto é cada um procura o seu bem estar sem se preocupar com o outro, tanto em sociedade como em família. Isso é altamente negativo principalmente quando há crianças. Elas adoram conhecer a família para se identificarem com as várias pessoas, saberem quem são os avós os tios os primos com quem adoram brincar, e subtraí-las desse convívio é criar personalidades socialmente autistas. É por isso tremendamente importante que a criança se sinta parte de um grupo para saber quais são as suas raízes enquanto grupo familiar, conhecer os valores culturais e tradicionais do seu grupo familiar para que conheça as suas raízes culturais perante a sociedade, e mais tarde ao inserir-se nela estar perfeitamente adaptada. A relação vertical entre os membros da família faz com que ela aprenda a abdicar de si própria em favor da maioria, combatendo o egoísmo e favorecendo a solidariedade.

Disciplina
A disciplina é outro factor extremamente importante na vida da criança. Não se deve deixar fazer tudo o que querem, pois na vida real são mais as coisas que se fazem que não queremos do que aquelas que queremos fazer. Quando a criança está acostumada a um tipo de vida disciplinada principalmente no que respeita a hábitos alimentares saudáveis, quando chega à adolescência pode no entanto, reagir e querer sair dessa disciplina alimentar. É pois importante que saiba o que está em causa e o que é que isso implica.

Consistência
O mundo da criança é profundamente diferente do mundo do adulto, assim também a sua maneira de pensar. É pois importante conversar com a criança sobre todos os assuntos. A criança é muito centrada em si própria e é bom que comece a observar o mundo e ver as coisas de forma mais aberta, com pais que lhes explicam essas diferenças e que as orientam no bom sentido.
No começo a criança vê um mundo de forma global, e os objectos fazem parte desse mundo sem se diferenciarem dele, é por isso importante explicar à criança que isto é um objecto diferente daquele e que tem também funções diferentes. De forma geral a criança aceita o que se lhe diz e acredita piamente no pai e na mãe (§), pois eles sabem tudo e tudo vêm, por isso é importante dar uma resposta à criança que seja coerente, e não dizer hoje uma coisa e amanhã outra pois a criança fica confusa e perde a confiança nos pais.

A criança muito pequena emite inúmeros sons, sons que ela compreende e que têm um significado, para que compreenda os pais é necessário que estes falem devagar e que expliquem o que as palavras identificam. O desenvolvimento infantil seguem em rumos diferentes para cada criança, pois cada criança tem o seu ritmo e inteligência própria.