Peregrinações

de Vasco Trancoso

em 29 Mai 2006

(...anterior) Cosmos - Vasco Trancoso

O grande projecto da Maçonaria pode ficar comprometido, se no início deste milénio não compreendermos que o problema essencial que o mundo enfrenta é espiritual, e que é necessário retomar os valores e ideais maçónicos, com uma postura feita de coragem e de recusa da fatalidade, procurando melhorar o Homem e a Sociedade.
A Maçonaria, actualmente, poderá ajudar o homem ocidental a caminhar pela via da Sabedoria, no sentido de uma nova espiritualidade, emergente numa Humanidade que atravessa momentos cruciais, que nos conduzirão a transformações muito importantes.
A Maçonaria poderá desempenhar um papel fulcral no mundo actual, fazendo frutificar adequadamente a dimensão espiritual e humanista.
Mais. Poderá ser o fermento necessário para que se esbatam a distância, as diferenças e a intolerância entre as diversas religiões. Poderá ser um elo de ligação entre as religiões, contribuindo para se estabelecerem denominadores comuns que as aproximem progressivamente.
Enquanto existirem populações na Terra, afirmando que o seu Deus é o verdadeiro, matando-se uns aos outros em nome de diferenças religiosas, a raça humana jamais se entenderá/salvará.
Porém a Dimensão Divina, o Ser Eterno que todos descrevem é afinal o mesmo, e ao qual estamos todos ligados através do nosso eu mais profundo, como já referi.

Obviamente as religiões já organizadas e estabelecidas nunca tolerariam, já, uma nova postura religiosa universal. Defender-se-iam contra a sua substituição ou extinção.
Portanto a via adequada, momentaneamente, é a de criar pontes entre os diferentes líderes religiosos, permitindo uma cada vez maior tolerância e compreensão entre eles, com realização de eventos religiosos comuns, à escala mundial.
Obviamente a tolerância e a equidistância religiosa colocaria a Maçonaria Universal numa posição privilegiada para contribuir de um modo significativo no processo.
Temos que abrir os olhos perante o mundo de hoje, às transformações em curso e agir. Agora.
As pessoas esperam novos Messias ou outros seres guiados pela revelação divina, mas não é tempo de novos profetas. É antes altura de construir novas catedrais no mundo, nas quais todos tenham a mesma possibilidade de serem Iluminados, dado que todo o ser humano tem essa potencialidade.
A inspiração divina é um direito de nascença de todos.
Trata-se, pois, de elevar todas as raças humanas.
Então o Mundo o Universo e o Infinito mudarão em serenidade.
Por isso a necessidade de agir no Agora é premente no mundo actual.

Que saibam os Maçons ser também Arquitectos do Agora.