Orações
Curso de Meditação 2ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

(...anterior) Convém delimitar pessoalmente o seu próprio, pois cada pessoa emana o seu magnetismo (isto se em grupo) que se traduz por uma energia ou vibração peculiar e única, pelo que não é conveniente ficarem muito juntas, já que as energias interferem umas com as outras, pois cada um, desenvolve certa força de pensamentos sempre diferente dos outros, e se alguém se distrai, deixando os seus pensamentos à toa, pode causar perturbações à sua volta; o pensamento é uma energia que flúi e pode ser captada por quem estiver mais afim. Deste modo, para meditar em grupo, exige-se responsabilidade. Uma boa Meditação em grupo dependerá da qualidade energética das pessoas, ou seja, da luz e da boa vibração que elas conseguem irradiar. Não obstante, a melhor fase, é a da Meditação na intimidade do seu próprio ambiente.
Quanto ao aspecto interno de purificação, implica o bom funcionamento do organismo, pois é com ele que realizamos a Iluminação ou a Libertação. Há órgãos vitais e de relação íntima com o cérebro e dos quais depende o seu bom funcionamento, e desde que são oferecidas ao cérebro as condições adequadas, então ele produz as substâncias necessárias para o equilíbrio psicossomático.

Os intestinos são outro órgão importante. Se os dejectos não são expelidos, intoxicam o organismo, envenenando o sangue e todo o sistema físico e psíquico incluindo o cérebro, que fica bloqueado e daqui vêm muitas doenças. Quando os intestinos funcionam bem, também eles fabricam as substâncias necessárias, (de entre elas a Melatonina) que ajuda a ascender a energia da kuṇḍalinī.

É sempre aconselhável comida leve e saudável . Fruta, yogurtes e cereais, de preferência integrais, sésamo e tofu, se não come carne. Procurar sempre o melhor para fazer trabalhar os intestinos sem problemas. Os laxativos destroem a flora intestinal e são uma violência para o organismo. De vez em quando um clister é indispensável, assim como um jejum, ou um dia só a fruta e sumos, ou de preferência, água.

Um aspecto importante para que resulte uma boa Meditação é a postura confortável. Sentar-se com as pernas cruzadas, “āsana”, que em sânscrito quer dizer, “permanecer”, estar estabelecido numa posição determinada.

Padmāsana, é a postura de Lótus, a mais divulgada, Siddhāsana a mais praticada.
A posição de pernas cruzadas, com a coluna um pouco levantada, apoiada por uma almofada e a cabeça na posição vertical é de grande benefício para a mente e para o corpo, é relaxante e obriga a energia a fluir em circuito fechado, de onde nada se escapa.

Esta posição permite descontrair e acalmar as energias corporais. O corpo, a respiração e a mente fundem-se no āsana (postura) e assenta aqui, a primeira atitude para a prática da Concentração, que é o método principal que leva à Meditação. A Concentração é o exercício básico da prática da Meditação:

Observar conscientemente o acto de respirar e o movimento dos pensamentos.

É imprescindível ter em conta as condições do ar que deve circular no recinto onde se pratica Meditação, caso contrário obriga a maior esforço mental. Os pulmões são órgãos de transmutação de energias, como tal é necessário oferecer-lhe as melhores condições para essa tarefa, sendo necessário locais limpos, arejados, sem fumos intoxicantes. O oxigénio de que o cérebro precisa, depende muito da pureza dos pulmões, um dos mecanismos mais sensíveis do corpo humano, que lhe fornece uma parte desse oxigénio já purificado. Na realidade os exercícios de respiração, que no Yoga (§) se chamam prāṇayāma, ajudam a purificar, contudo, a própria Meditação desenvolve a capacidade por si só de purificar os pulmões. Quando a Meditação é feita ao ar livre na natureza é mais gratificante, pois a abundância de prāṇa remove rapidamente as toxinas armazenadas nos pulmões e consequentemente, a mente fica mais clara, permitindo uma Meditação mais profunda.