Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Os Sufis

de Pedro Teixeira da Mota

em 18 Ago 2006

  (...anterior) Mu´in uddin Chischti - Mestre Sufi
Dizia que Deus dera tal estatuto ao homem que este podia atingir o estado, makam, dos anjos (§), ou até mais alto. O seu túmulo ou jardim encontrava-se no centro de Bagdade, e hoje, após as destruições dos americanos, pouco restará certamente.
Entre os seus discípulos principais está Nizam-uddin que adquiriu uma irradiação de ensino místico formidável, abandonando o corpo num jardim de Delhi, na Índia, onde ainda hoje o amor divino que o percorreu se comunica a qualquer peregrino que por lá passe. Desencarnou em 4 de Março de 1326 e o seu santuário por estar dentro de Delhi é de fácil e recomendável visita.
Das outras tariqua principais mencionemos a Chischtiya, fundada por Mu'in uddin Chischti (1142-1239). Atingiu o seu estado e reputação em Ajmer, Índia, onde se encontra sepultado, e é muito celebrado. O seu discípulo mais famoso foi Cutb uddin, tão místico como ele e que, morrendo em 29 de Dezembro de 1232 deixou o seu túmulo com tal energia (baraka) que ainda hoje o amor e a gnose de qualquer peregrino que lá medite se afinam.

A Nakhschbandiya, fundada por Bahauddin Nakhschband, (1318-1389), é outra linhagem rica de místicos, bem como a Ne’ matollahi, fundada por Wali (1331-1432), muito forte no Irão, hoje inegavelmente o país em que os estudos e a vivência do sufismo estão mais aprofundados e desenvolvidos, e por isso mesmo ameaçados pelos fundamentalismos americanos.
Mas não nos esqueçamos que também vários filões têm sido transmitidos em Portugal, de Silves, Beja, Mértola, Sintra, Alfama ou Mouraria a tantos outros locais de passagem e realização sufi, e que hoje são-nos mais conhecidos graças aos estudos e publicações de Garcia Domingues, Borges Coelho, Dias Farinha, Adalberto Alves, Adel Sidarus, e outros.

Actualmente, o sufismo, nas confrarias, ou em místicos isolados que praticam os ensinamentos, que se elevam à ligação com os mestres sufis ou com o profeta Maomé (§), é uma realidade viva e muito enriquecedora, sobretudo numa perspectiva ecuménica, para Portugal.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®