Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Curso de Meditação - 5ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

  (...anterior) Porém, há os que se agarram a experiências e pensam que a evolução espiritual são as experiências (por exemplo, ouvem vozes ou distraem-se com visões astrais, etc.).

A Meditação é o meio para a evolução espiritual, que consiste em tomar consciência de quem somos e como podemos melhorar-nos, e não são para expectativas de experiências, que só vão causar ansiedade. Elas são um acontecimento no percurso do caminho da Meditação, mas a qualidade dessas experiências, depende do grau de consciência e do progresso mental e espiritual que se vai fazendo. Porém, há estados elevados de consciência onde a Meditação leva à aquietação total da mente, onde não há qualquer percepção nem da mente nem do corpo. Há uma integração tal, que a experiência é um estado superior de inteligência, onde não há lugar para o pensamento. Esta é a finalidade da Meditação – a paz profunda, a mente limpa, clara e por fim a beatitude.

É neste estado de paz profunda e de silêncio que se dão acontecimentos importantes para a expansão de consciência; é então que o cérebro se regenera física e psiquicamente limpando-se de emoções, frustrações e toda a sorte de obstáculos que impediam a clareza mental e então depois, num nível superior realiza-se nova integração na Mente Divina.

Tempo de Meditação

Depois da prática da remoção dos pensamentos das primeiras lições que levaram à Concentração, e já com certo controlo da mente, dirigida pela vontade consciente, concentre-se por exemplo, num ponto entre os olhos, onde se situa o chakra frontal. Concentrar no chakra Frontal, ajuda a educar a mente e a purificá-la. Poderá ver luz, várias cores ou até símbolos, como absolutamente nada.

É um método que pode ser exercido também, sobre todos os outros pontos ou chakras (§), para desenvolver o poder de Concentração; se vem algum pensamento deve retirá-lo, apenas concentrando a mente no respectivo chakra, e assim sucessivamente, até ao sétimo.
Um a um de cada vez, a começar pelo chakra da base da coluna o Mūladhāra, até terminar no Sahāsrara no topo da cabeça. Concentre-se e faça a respiração seis vezes em cada chakra, visualizando-o como uma roda que lentamente vai girando, levando as impurezas emocionais. Por fim, expulse esses obstáculos com o pensamento.

Depois desta limpeza pode alcançar Dhyāna, Meditação, e quanto mais absorto no “Objecto Eleito” da Meditação, (Mente Divina) maior grau de Samādhi pode ser atingido. Dhyāna pode significar “perto do Samādhi”.

Os começos de Samādhi reconhecem-se pela felicidade interior, pela alegria e expansão de Amor no Coração, e na Mente, uma brilhante claridade.

Prossiga na sua prática com determinação. Alcançará!
Permaneça na Luz!
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®