Biografias
Apolónio de Tiana

de Lubélia Travassos

em 19 Out 2006

(...anterior) Alguns referem que o seu nascimento data do ano 3 AC.
Como já se disse, Apolónio foi um ardente Pitagórico, que estudou as ciências Fenícias segundo Euthydemus e a filosofia Pitagórica e outros estudos de Euxenus de Heráclia. De acordo com os dogmas desta Escola, permaneceu vegetariano toda a sua longa vida, alimentando-se apenas de frutos e ervas. Não bebia vinho, usava roupas feitas, apenas, por fibras de plantas, que ele chamaria de linho. Caminhava descalço, e deixou crescer o cabelo até ao comprimento máximo, como todos os Iniciados antes e depois dele. Ele foi iniciado pelos sacerdotes do Templo de Asclepias de Aegae, e aprendeu muitos dos ‘milagres’, para curar os doentes, forjados pelo deus da medicina.

Tendo-se preparado para uma iniciação superior através de um silêncio de cinco anos, e fazendo viagens... ele fez o percurso via Babilónia para a Índia. Todos os seus discípulos íntimos o abandonaram, porque temiam ir para a “terra dos encantamentos”. No entanto, Damis, um discípulo casual, que ele encontrou no seu caminho, acompanhou-o sempre nas suas viagens. Na Babilónia, foi iniciado pelos Caldeus e pelos Magos, de acordo com o que diz Damis, narrativa que foi copiada por Filostrato cem anos mais tarde.
Na Doutrina Secreta, Helena P. Blavatsky menciona que o diário de Damis sobreviveu quase por milagre, e perdurou apenas para contar a história.
Depois do seu regresso da Índia, Apolónio tornou-se um verdadeiro Iniciado, profetizando pestilências e terramotos, mortes de reis e outros acontecimentos, que se deram na realidade. Porém, em Lesbos, os sacerdotes de Órfeu, com inveja dele, recusaram iniciá-lo nos seus mistérios peculiares, embora o tenham feito anos mais tarde.

Ele pregou, para o povo de Atenas e de outras cidades, a mais pura e nobre moral, e os fenómenos que produziu foram tão prodigiosos quanto numerosos, assim como foi provada a sua autenticidade. «Como é isso possível», interroga Justin Martyr assustado – «como é possível que os talismãs de Apolónio tenham poder, quando impedem, como podemos ver, a fúria das ondas, a violência dos ventos e os ataques dos animais selvagens? Enquanto os milagres de nosso Senhor são preservados só pela tradição, os de Apolónio conseguem ser mais numerosos e manifestados, na realidade, em factos presentes?» Contudo, a resposta para isso é facilmente encontrada, atendendo ao facto de que depois de atravessar o Kush Indiano [uma cadeia de altas montanhas no norte do Paquistão e Afeganistão], Apolónio foi guiado por um rei ao domicílio dos Sábios... onde foi ensinado a ultrapassar o conhecimento. Os seus diálogos com Menepito de Corinto revelam, na verdade, quando entendidos, muitos dos importantes mistérios da natureza.
Apolónio era o amigo, o correspondente, o convidado de reis e rainhas, e nunca houve poderes maravilhosos ou mágicos melhor testemunhados do que os seus. No fim da sua longa e maravilhosa vida ele abriu uma escola esotérica em Éfeso, e morreu com quase cem anos.