Nutrição
Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Alfazema

de Spiritus Site

em 05 Out 2006

Dentro de uma selecção de plantas com propriedades medicinais, que podem contribuir para aliviar sintomas, equilibrar psiquicamente e mesmo curar debilidades físicas, escolhemos hoje a Alfazema. Desde tempos imemoriais ao longo das civilizações, o homem fez uso das plantas e elas desempenharam um papel vital na sua sobrevivência.

A botânica de todos tempos

Garcia de Orta (§), médico, (século XVI) considerado o fundador da Medicina Tropical, trouxe da Índia muitas notícias e saberes no uso das plantas e frutos. Praticou medicina na Índia e estabeleceu correlações com a medicina ocidental, na cura natural pelas plantas, num encontro ayurvédico. Na Índia, a Medicina Ayurvédica é das mais antigas da história da humanidade. As plantas e os exercícios corporais são usados para repor o equilíbrio através da energia vital, o prāna.

Também Aristóteles vem a reconhecer o valor medicinal de certa planta que se encontrava em Socotorá. Alexandre Magno nas suas viagens e sucessivas “conquistas”, mandava notícias ao seu mestre. Em Socotorá encontrou uma “droga”, sem a qual determinado remédio não seria eficaz. Aristóteles aconselhou-o a evacuar os próprios habitantes e a enviar gregos para se fixarem e guardarem a bendita planta medicinal. No mundo árabe encontramos o Cânone de Medicina de Avicena baseados nos princípios naturais, que se tornou num dos principais compêndios nas faculdades de medicina no mundo ocidental.

A milenar medicina chinesa no seu complemento do yin e yang passa pelo restabelecimento das energias através dos elementos da natureza para o equilíbrio do corpo e do espírito. Não se encontra também essa sabedoria sobre as plantas e suas curas milagrosas, nos bálsamos que Maria Madalena usou para suavizar os pés de Jesus?

Obviamente a Natureza é parte integrante do planeta e cabe ao homem de hoje, usar o que contínua à sua disposição o melhor possível, assim desde a Antiguidade a Alfazema é uma das mais populares plantas medicinais. Na medicina árabe a Alfazema é utilizada como expectorante, enquanto na tradição europeia é considerada uma planta benéfica para as feridas.
As espécies mais utilizadas medicinalmente são a Lavandula Angustifolia e o L.
Latifolia, sendo o primeiro considerado o rei dos Alfazemas.
De púrpura suave, a Alfazema tem um perfume fresco, natural e limpo. Seu nome deriva do latim lavare (lavar).

É de realçar o seu efeito relaxante ao nível do SNC – sistema nervoso central, em que equilibra o complexo hormonal, sendo óptimo para proporcionar um sono calmo, com efeito positivo ao nível do hipertiroidismo, ou seja tem a capacidade de induzir ao equilíbrio e reduzir a excessiva actividade da tiróide.
Para além da acção relaxante é anti-espamódica, estimulante circulatório, tónico para o sistema nervoso, anti-bacteriana, analgésica, estimula o fluxo biliar, anti séptica, tónico cardíaco, cicatrizante. Como chá, alivia tosses e resfriados.

Cheirar, beber, aplicar tanto como óleo como creme, é o benefício de uma planta medicinal que actua sobretudo ao nível das vias respiratórias. Queimar alguns pés de Alfazema para purificar o ambiente da casa, é uma das formas de ajudar a renovar o ar e a permitir a entrada de mais oxigénio. Obviamente, respirando mais oxigénio desanuvia o organismo, aliviando-o das pressões mentais e pulmonares. São pequenas ajudas que parecem insignificantes, mas eficazes, especialmente no caso desta planta, com características curativas e purificadoras que actua interior e exteriormente nos seres e nos locais.

Banho: um banho perfumado com óleo essencial de Alfazema é um excelente tratamento contra a insónia.
Na Cosmética, como água tónica ajuda a acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e é anti-séptica contra o acne. Protector dermatológico.
Em Aromaterapia é um dos óleos essenciais devido à larga amplitude das suas propriedades curativas.
As Flores, menos potentes que o óleo essencial, são benéficas quando usadas como infusão para o cansaço, dores de cabeça, cólicas e indigestão. Devem ser colhidas no final da floração quando as pétalas começam a secar.
Gargarejo com infusão de flores, alivia a dor de dentes.