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Filosofia Árabo-Islâmica

de Adel Sidarus

em 06 Nov 2006

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Esta elaboração fundadora da filosofia no Islão inclui ainda – a nível do próprio discurso metafísico – uma politologia. Situa-se obviamente no prolongamento da politeia grega, mas com a dimensão religiosa que toda a política tem no Islão. Al-Farâbî tem o tratado essencial sobre a matéria: al-Madîna al-Fâdila (“A Cidade virtuosa”), que se pode considerar um pouco como o correspondente muçulmano da Civitas Dei de S. Agostinho. A organização temporal da sociedade tem o duplo condão de assegurar o bem dos homens neste mundo (al-dunyâ) e de os preparar para o outro que há-de vir (al-âkhira). A união ou harmonia entre os membros da comunidade terrestre prefigura a união das almas entre elas e destas com Deus, na vida do Além. Deste modo, a politeia islâmica, a par da sua pretensão de estabelecer no nosso mundo a Lei de Deus revelada no Corão (§), abre-se para os horizontes místicos do amor universal e da união divina. Retomaremos a questão ao falar do iluminismo oriental, mas não podemos, infelizmente, abordar toda a filosofia ético-mística, a do “Homem perfeito”, que se elaborou na reflexão islâmica com base nos pressupostos metafísicos aqui esboçados.
   
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