Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
O Jainismo - A Mais Antiga Religião Viva

de Jyoti Prasad Jain

em 20 Nov 2006

  (...anterior)
Ainda hoje indianistas distintos pensam que o Jainismo foi um movimento religioso contemporâneo do Budismo e que o seu fundador teria sido Mahāvīra (§) (o 24º reformador), que tanto ele como o Buddha (§), ambos da casta dos reis e dos guerreiros, se teriam rebelado contra a tirania hinduísta dos brâmanes e teriam cada um formado um movimento de reforma religiosa, o que no caso do Jainismo não é exacto, devido à sua maior antiguidade.
Aquando das conquistas de Alexandre Magno, este ao chegar à Índia foi vivamente impressionado com a cultura com a qual se deparou, especialmente num famoso centro denominado Takṣaśilā, do norte da Índia, com os filósofos aos quais os gregos chamaram de gimnósofistas, isto é, os que devido à renúncia a todos os bens terrenos foram levados a nada possuírem, nem sequer vestes com as quais se abrigassem das intempéries, vivendo nas florestas apenas “vestidos de vento”. Eram eles os Jainas Digambaras. Alguns destes sofistas chegaram ao ponto de pela renúncia se deixarem morrer pelo jejum.

Contam os gregos que um desses filósofos ou yoguis causou tanta admiração ao imperador que este resolveu levá-lo no seu projectado regresso à Macedónia, cumulando-o de honras e riquezas. Porém, a meio da jornada, o sofista deu ordem para lhe prepararem uma pira e sentando-se em cima em posição yôguica lhe lançou fogo e se queimou vivo, deixando os gregos atónitos. Vem este caso relatado pelos historiadores da época que o chamaram de Kalanos devido à expressão com a qual saudava quem encontrava, dizendo “Kalyaṇa” isto é «Salvé, possa a sorte ser-vos favorável!».
O autor deste livro traz uma preciosa informação ao mundo acerca do papel que representa o Jainismo na história do pensamento da Índia, desde os alvores do conhecimento de sua mirífica civilização até aos dias de hoje, nos quais a actualidade da sua mensagem se faz sentir mais do que nunca.
Saudemos pois com a expressão de Kalanos quantos vêm lembrar ao mundo de hoje a tão oportuna mensagem vinda da antiguidade da Índia:
Kalyaṇa!

Publicações Maitreya- 2006
(Esta semana à venda nas livrarias).
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®