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Graça e Coragem

de Ken Wilber

em 15 Jan 2007

  (...anterior)
- as imagens começam a emergir na criança por volta dos 7 meses de idade
- Arieti designa como “nível fantasmático”

3 – Níveis da mente representacional ou abreviando “mente-rep”
- aquilo que Piaget chamava “pensamento pré-operacional”
- consiste em símbolos que emergem entre os 4 e 7 anos

4 – Nível da mente regra-papel
- desenvolve-se entre os 7 e 11 anos
- é o que Piaget chamava “pensamento operacional concreto”
- os budistas chamam-lhe “manovijñāna”
- é a mente que opera concretamente segundo a experiência sensorial
- eu (Ken Wilber) chamo-lhe “regra-papel” porque é a primeira estrutura que pode executar um pensamento dominado por regras
- é a primeira estrutura que pode desempenhar o papel de outra, ou assumir verdadeiramente uma perspectiva distinta da sua.
- é uma estrutura que pensa que os mitos são concretamente verdadeiros, literalmente verdadeiros

5 –Nível reflexivo-formal
- é a primeira estrutura que é capaz de não só pensar mas também pensar sobre o pensamento.
- é por isso altamente introspectiva e capaz de realizar um raciocínio hipotético.
- aquilo a que Piaget chamou “pensamento operacional” pelo idealismo
desregrado e pela auto-centração florescente
- Aurobindo (§) refere-se a este estádio como “a mente que raciocina”
- o Vedānta chama-lhe “manomāya-koṣa.

6 – Nível existencial ou visão lógica
- é uma lógica integradora, inclusa, entrelaçadora – que liga diferentes partes entre si.
- Aurobindo chama-lhe “mente mais elevada”
- no Budismo é o “manas”
- é uma estrutura muito integrativa
- é capaz de integrar a mente e o corpo, numa união de ordem superior a que eu (Ken Wilber) chamo de centauro para simbolizar a união mente-corpo.

7 – Estrutura ou nível psíquico
- não significa capacidades psíquicas “per si” embora estas possam começar a desenvolver-se aqui.
- basicamente significa apenas os primeiros estádios do desenvolvimento transpessoal, espiritual ou contemplativo.
- Aurobindo chamou de “mente iluminada”

8 – Nível subtil ou estádio intermédio do desenvolvimento espiritual
- sede de várias formas luminosas, “formas divinas” ou “formas de divindade”
- no Budismo é designado por “yidam”
- no Hinduismo por “īśtaveda” (não confundir com as formas míticas dos níveis 3 e 4)
- é a sede do Deus pessoal- sede dos verdadeiros arquétipos transpessoais e formas supra-individuais
- Aurobindo chama de “mente intuitiva”
- o Vedānta de “vijñānamāya-koṣa
- o Budismo de “ālaya-vigñāna”
9 – Nível causal ou fonte pura não manifesta de todos os outros níveis inferiores
- a sede não de um Deus pessoal, mas de uma Divindade ou Abismo informe
- Aurobindo chama-lhe “sobre-mente”
- o Vedānta chama de “ānandamāya-koṣa, o”corpo da beatitude”

Finalmente, o papel onde todo o Diagrama está desenhado representa a realidade verdadeira ou espírito absoluto, que não é um nível a par com os outros mas o fundamento ou Realidade de todos os níveis.
- é a “super-mente” de Aurobindo
- o “ālaya” puro do Budismo
- o “turīya” no Vedānta

Nível 1 = matéria
Nível 2 = corpo
Níveis 3, 4 e 5 = mente
Nível 6 = integração de mente e corpo (“o centauro”)
Níveis 7 e 8 = alma
Nível 9 + o “papel” = espírito

Editora Estrela (§) Polar
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