Os Germinados

de Vasco Gonçalves

em 25 Jan 2007

(...anterior) Lentilhas O ambiente psíquico do local deve ser também o mais puro e harmonioso possível pois as sementes germinadas encontram-se num estado muito sensível e absorvem todas as emanações do exterior (mais uma boa oportunidade para estarmos atentos e observarmos a nossa mente).

Tomemos como exemplo a germinação de sementes de girassol
Quando o sol se “ levanta” pela manhã o girassol lhe estende as flores, entregando-se-lhe totalmente e seguindo-o até ao ocaso. Absorve e assimila por um longo período a intensa actuação da luz e do calor solares, que passam por uma metamorfose, condensando-se então directamente, como substâncias nutritivas, no interior de suas sementes.”

“ Os incas veneravam esta planta e tinham-na como símbolo do próprio Sol.”
1. Lavar uma chávena de sementes de girassol numa vasilha com água, retirando eventuais sementes estragadas que sobrenadem e outras pequenas sujidades que possam existir.
2. Colocar as sementes lavadas numa vasilha de vidro grande e rasa e acrescentar sete chávenas de água filtrada (ou mineral, ou de nascente pura ou a melhor possível) deixando de molho 12 horas (por exemplo da noite para o dia seguinte).
3. Após essas doze horas fazer nova limpeza, retirando eventuais grãos que não estejam sadios e escorrer a água (muito boa para regar as plantas) e colocar as sementes num frasco de vidro de boca larga e de tamanho adequado á quantidade a ser feita.
4. Fechar a boca do frasco com a tela de nylon.
5. Colocar o frasco em posição inclinada de modo a escorrer o excesso de água (pode ser sobre um escorredor da loiça) e cobri-lo.
6. Quatro vezes por dia enxaguar as sementes (colocando água no interior do frasco e agitando bem); aguardar um pouco para que as sementes absorvam a água escorrendo-a de seguida.
7. Ao atingirem pelo menos o tamanho das sementes os germinados podem ser consumidos não devendo ultrapassar muito este ponto
8. No caso das sementes de girassol deve-se retirar a casca que envolve as sementes antes de serem consumidas.

Uma chávena de sementes de girassol produz três chávenas de germinados.
Depois da germinação, alguns germinados podem ser expostos por poucas horas à luz natural indirecta para formarem clorofila.
Existem outros métodos de germinação de sementes os quais explanaremos assim que tivermos o material necessário para tal.

Lista de Germinados
A lista de germinados que se segue expõe para cada germinado o nome, o tempo de hidratação, os valores de comprimento dentro dos quais devem ser consumidos, o numero de dias de cultivo e algumas informações nutricionais e curiosidades que esperamos serem do seu interesse.

Nota: os valores entre parêntesis sob o nome do germinado são respectivamente: o tempo de hidratação, os valores do comprimento dentro dos quais devem ser consumidos e o número de dias de cultivo.

Abóbora
(14h) (3mm) (3dias)
Extremamente rica em fósforo e também em ferro e em cálcio, os quais tornam-se mais facilmente assimiláveis pelo organismo com a germinação., a qual provoca também um aumento da concentração das vitaminas A,B1,B2,B5 e C.
Combate a anemia.

Agrião
(6h) (3-4cm) (8d)
Rico em vitamina A e C, em ferro enxofre e potássio.
Crescem muito rápido e devem ser consumidos logo após a colheita. Têm um sabor levemente picante o que combina bem com diversos pratos. Tem acção tónica, aperiente e depurativa: tonifica o coração, o cérebro e o sangue. Melhora o apetite.

Alfafa
(8) (0.25-2cm) (2-5dias)
Tem cerca de 35% de proteínas (que se transformam em aminoácidos de alto valor nutritivo). Rica em vit. A, B, C, E e K. Tem também grande quantidade de enzimas sendo muito diferente e vital (como factor de aprendizagem podemos observar as suas raízes que atingem os 4 Km de comprimento). É antiinflamatória, anti-reumática e miotônica È uma das plantas que mais beneficiam com a germinação.