Peregrinações
Grande Campo Energético

de Jack Patterson

em 26 Mar 2007

(...anterior) Eles são o Universo em que tudo indica que a este nível a dualidade é transcendente. Contudo, para nós que estamos nos mundos inferiores da personalidade, o sujeito, o objecto e todas as outras dualidades são absolutamente reais.
Em muitos conceitos religiosos faz-se uma distinção fundamental entre o espírito e a matéria. Mas H.P. Blavatsky faz-nos lembrar que ambos provêm da Única Origem Transcendental. Sem matéria, o espírito deixa de existir. O espírito é a derradeira sublimação da matéria e a matéria a cristalização do espírito. A mesma ideia é expressa, de forma levemente diferente, por outro escritor: «Por conseguinte, o espírito como originador e a matéria como resultante não são realidades independentes, mas duas facetas (dois pólos) da Realidade Única; sendo a matéria espírito na sua forma mais densa, e o espírito matéria mais sublimada. O espírito e a matéria são a única energia, mas vemo-la como se fosse polarizada.
Os cientistas hoje confirmam que as partículas sub-atómicas, que constituem a base de formas materiais, são exactamente parcelas de energia. Por isso, ambos espírito e matéria são energia. O primeiro, numa forma muito mais subtil daquela Energia Única, está sempre em movimento, enquanto que o último, a matéria, é a mesma Energia numa forma mais estabilizada. Contudo, só há uma Única Energia.
Para que hoje um conceito aceitável sobre a Realidade Única seja válido, tem de ser baseado em energia. Deve também, com certeza, ser expresso em linguagem moderna que esteja ao mesmo tempo em conformidade com a terminologia teosófica.

O Único Grande Campo Energético Totalmente Abrangente

No mundo moderno qualquer conceito aceitável sobre Deus deveria incluir a “Totalidade” e a “Unicidade” incluídas nos primeiros capítulos, a fim de se adaptar ao Universo como um grande campo energético.
Para que estes critérios sejam encontrados, Deus deveria ser concebido como o “Único Grande Campo Energético Totalmente Abrangente” no qual vivemos e nos movemos e temos o nosso ser. Há vida em tudo – não existe matéria morta, por isso este Grande Campo Energético deverá incluir não só a força de vida ou espírito em todas as formas, como também a matéria daquela forma, desde a mais pequena partícula sub-atómica, ao completo sistema solar. Não só deverá incluir o mundo visível e tangível, como também os reinos invisíveis que estão cheios de vida a um nível mais subtil e menos focalizado. Tudo se encontra dentro desta Unicidade que hoje é denominada Deus-Energia.
Alguns já tomaram consciência deste grande campo energético quando se encontram em meditação profunda, eles reconheceram ser um com toda a vida numa experiência transcendental de consciência cósmica. Mas, quer estejamos conscientes ou não aquele campo energético está sempre lá. Poderá ser comparado à energia eléctrica que é gerada numa estação de electricidade e depois transmitida para as casas e fábricas. A potência eléctrica está sempre nos fios mas só tomamos consciência dela quando um interruptor é ligado e a lâmpada se acende ou uma máquina começa a trabalhar. Nesta analogia, todas as coisas activas são um foco daquela energia, e ao estar activa revela o campo energético universal tal como a lâmpada se acende quando ligamos o interruptor.

Nós Somos Deus

De acordo com a filosofia Advaita de Śaṅkara, a Realidade Única não se encontra algures “ali” ou “no céu” separada de nós “aqui em baixo”. Encontramo-nos, de facto, imersos ou enterrados no solo divino. H. P. Blavatsky também afirmou que a alma (o aspecto superior da consciência humana – talvez devesse ser chamada de espírito) é fundamentalmente idêntica a esta Realidade Absoluta. «Cada um de nós é uma chama inseparável da Vida Única». Estas declarações significam literalmente que todos os aspectos da nossa natureza humana, até mesmo a própria personalidade nas limitações da existência física, têm origem na Realidade Única.