Nutrição
Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

O Mel, o Açúcar e os Edulcorantes Químicos

de Ana Sofia de Carvalho

em 04 Jun 2018

A apetência do ser humano pelo doce sempre esteve presente, poderá dizer-se, mas antes de se ter inventado o açúcar (cerca de duzentos anos), este desejo e prazer de saborear algo doce era satisfeito de forma mais saudável: mel, frutas frescas ou secas. Nos nossos dias para satisfazer este desejo poucos são os que buscam estas fontes mais naturais, preferem os bolos, chocolates e outros alimentos Edulcorantes.Os Edulcorantes são bastante diferentes uns dos outros na sua origem e composição química, e só têm de comum o efeito de produzir o sabor doce. Se há os que têm poder curativo em doses baixas, como o mel (mas sempre consumido com moderação), também encontramos os potencialmente nocivos como os açúcares e os Edulcorantes químicos. Alguns Edulcorantes podem até causar a vida amarga a quem procura neles um doce prazer. Convém conhecê-los e usá-los com muita prudência.

São vários os tipos de Edulcorantes. Vamos iniciar este estudo pelos corantes sintéticos:
Edulcorantes Químicos

Sacarina (E 954) – Foi o primeiro edulcorante não calórico que se descobriu. Deixa depois um gosto um tanto amargo. Em 1972 foi eliminada da lista de aditivos seguros nos E.U.A. embora na União Europeia continue a ser autorizada. Aconselha-se como dose diária 2,5 mg por kg (quilo) de peso (170 mg para uma pessoa de 70 kg –quantidade que se encontra em 2L de refresco carbónico ).

Ciclamatos ( E952 ) – Viu-se que potenciava o efeito da sacarina, ao misturar-se com ela reduz-se assim a sua acção amarga. Proibiu-se o seu uso nos E.U.A. pelo seu efeito cancerígeno observado em experiências. Em muitos países da União Europeia são permitidos. Dose diária de 11mg por kg de peso.

Acesulfame K (E950) – De descoberta recente. Não é metabolizado no organismo, elimina-se tal qual com a urina. Ainda existem dúvidas quanto à sua inocuidade pelo facto de não ter sido suficientemente experimentado. Dose diária de 9mg por kg de peso.

Aspartame (E951) – Tem o sabor muito parecido com o açúcar. Pode provocar aumento de apetite e ganho de peso. O aminoácido que contém Fenilanina é muito tóxico para o sistema nervoso, se não se elimina rapidamente do sangue, por isso pode ser nocivo para:
-pessoas com dificuldade de metabolizar a Fenilanina;
-pessoas sensíveis, a quem pode provocar dor de cabeça e alteração no sistema nervoso.
Dose diária de 40mg por kg de peso.

Taumatina (E957) – É obtido de uma planta Africana e é 2000 vezes mais doce que o açúcar. É usado em confeitaria. Não foi ainda determinada dose diária.

Neo-Hesperidina (E959) – Obtém-se da casca dos citrinos. Usa-se em pastilhas elásticas e pastas dentífricas. A dose diária também ainda não foi determinada.
Temos agora o Mel, que possui várias propriedades curativas e que nos fornece rápida energia visto os seus açúcares não precisarem ser digeridos e passarem directamente para serem absorvidos pelo sangue. Contém vitaminas do grupo B, minerais (cálcio e fósforo) que favorecem a combustão dos açúcares nas células. Deve no entanto ser consumido regradamente para não causar transtornos digestivos e especialmente com moderação em casos de diabetes e alergias. Não é aconselhável ministrá-lo a crianças menores de um ano. Para quem pratica a meditação é também aconselhável observar se o seu consumo não produz excitação mental.
Os Xaropes Naturais como o Xarope de Milho, de Trigo, a Geleia de Espelta, de Mandioca, de Cevada (Malte de Cevada), o Melaço de Cana (que é rico em cálcio, ferro, potássio, magnésio e vitamina B6 entre outros oligoelementos), são mais saudáveis que as restantes açúcares pois contém menor quantidade de açúcar e logo menos calorias e mais vitamina e minerais, sendo uma boa alternativa.

O Açúcar, sendo o mais aconselhável o mascavado escuro e a rapadura, são bastante desequilibrados a nível nutritivo pois não contém proteínas nem gorduras, vitaminas, minerais e fibras. São formados por hidratos de carbono praticamente puros. Provocam desequilíbrio metabólico visto que para que este seja metabolizado e se converta em energia, necessita de vitaminas do complexo B (especialmente B1 - que é absolutamente necessária para o equilíbrio geral, desde o sistema nervoso, pele, vitalidade, visão, entre outros. A carência desta vitamina provoca: transtornos nervosos, apatia, fadiga, irritabilidade, depressão, transtornos digestivos - falta de apetite, digestão lenta, prisão de ventre, transtornos circulatórios – insuficiência cardíaca, em casos graves poli neurite (insuficiência dos nervos periféricos) e beribéri) e minerais (sobretudo cálcio). Se não ingerimos com ele alimentos que os possuam o organismo utilizará das suas próprias reservas.