Biografias
Entrevista com Ajahn Sundara

de Spiritus Site

em 10 Mai 2007

(...anterior) Contudo, tendo como fundamento a meditação e a ética e, com o auxílio de um bom professor, há a possibilidade de alcançar o ponto de compreensão que é o ponto da transformação. A beleza deste caminho é que, através da simples compreensão e reconhecimento de anicca, dukkha e anatta, começamos a ter uma clareza sobre a vida e sobre nós próprios. Aprendendo a transformar o sofrimento através da plena atenção, a qualidade da compaixão emerge e aprofunda-se porque começamos a compreender que enquanto seres humanos somos impotentes, somos cegos, sofremos muito. Percebemos que não temos meios para compreender a nossa condição humana até que haja um despertar da mente para a sua real natureza, para a sua capacidade de reflectir nas experiências passadas quer da mente quer do corpo. Nesta capacidade de plena atenção, de estar desperto e de reflectir, os factores da sabedoria, da compaixão, energia, esforço, fé e confiança, estão presentes e são os catalizadores que possibilitam emergir a compreensão. Tendo o nosso refúgio na plena atenção, no estado de ser desperto e no sentido de tranquilidade com nós próprios, percebemos que estes factores de despertar estão presentes. O Buddha (§), forneceu-nos muitas ferramentas para curar as doenças das nossas mentes e é maravilhoso termos esta oportunidade no momento presente, de conhecer este Ensinamento e de o podermos praticar. Pareceu-me muito interessante, o facto de que pela compreensão e pela ajuda a mim mesma de ser livre do sofrimento eu ficaria mais apta para ajudar os outros. Senti-me confiante, de que através da prática deste caminho, seria possível viver uma vida mais feliz e mais livre, pela sabedoria, compaixão e a compreensão manifestadas no caminho do Ensinamento do Buddha.

Maria: Depois de 26 anos como monja, qual a experiência mais intensa que teve que possa partilhar connosco?
Sundara: Existem algumas. Uma das mais importantes para mim aconteceu mesmo antes da minha ordenação como noviça. Eu tinha estado na Jugoslávia a ensinar dança contemporânea por um mês. Estava bastante feliz com o meu estilo de vida, usando roupas extremamente belas e sentindo-me deslumbrante. Quando me encontrava em Inglaterra, fui visitar Ajahn Sumedho a Chithurst. Eu já não o via há alguns meses e o Sangha acabara de se mudar da área de Londres para uma área mais de campo (rural). Enquanto lhe contava sobre a minha vida, dizendo-lhe – «o mundo é bastante louco, mas eu adoro-o, com todos os seus desafios, eu acho-o interessante e um bom teste à nossa prática…» – a certo momento ele diz – «Suponho, Françoise (o meu nome de nascimento), que é uma questão de saber onde está o mundo, não é?». Nesse mesmo momento percebi que eu era o mundo e que eu estava criando o meu mundo. Esta foi uma compreensão profunda, porque tudo nesse momento parou e eu estava totalmente no momento presente sem quaisquer pensamentos. Esta experiência conduziu-me à decisão de ficar no mosteiro em Chithurst. Originalmente eu não tinha planos de me tornar monja; de facto eu não queria particularmente ser monja ou ficar no mosteiro. Eu tinha lido muitos livros sobre este assunto da natureza do mundo e da mente e sabia em algum nível, de que o mundo estava dentro de mim, contudo foi naquele momento que eu senti que realmente sabia o que aquilo significava. Aquela compreensão foi muito poderosa, como se de um sentimento de estar separada e só, de repente eu estava ali no centro do mundo, do “meu mundo”!
É claro que tem havido outras experiências muito ricas na minha vida. Uma das minhas favoritas foi durante o início da comunidade, que foi muito interessante, libertador e cheio de desafios. O Mosteiro estava envolvido num ambiente muito belo, mas era frio e húmido e havia muito trabalho físico para ser feito o que tornava a nossa vida um pouco desconfortável. As pessoas estavam a passar por experiências difíceis. O que foi mais enriquecedor foi o ter diante de mim uma situação na qual podia aprofundar a minha prática.