A Angélica e os Óleos Essenciais

de Eduardo Novo

em 21 Mai 2007

(...anterior) A protecção será nula com vidro branco ou transparente, média com vidro amarelo o qual absorve os UV (radiações entre 3000 e 5000 A) e excelente com vidro azul que absorve uma faixa das radiações vermelhas (radiações entre 5000 e 7000 A)(Franchomme,1990).
O óleo essencial deverá ser 100% natural, ou seja, não desnaturado com moléculas de semisíntese ou síntese total de baixo preço, de agentes emulsionantes químicos, ou ainda de diluentes provenientes do petróleo. Essas profundas alterações são susceptíveis de tornar os óleos essenciais alergizantes e tóxicos, mesmo cancerígenos e leucemígenos (Franchomme, 1990).

3.11. Factores de variabilidade do óleo essencial

Os compostos aromáticos de uma planta não são imutáveis, pois eles variam em função de diversos elementos como a insolação, a natureza e composição do solo, etc.
Segundo Putievsky (1994) existem diversos factores que influenciam a constituição e a composição dos óleos essenciais, são eles:

- Genéticos: 1. Origem, 2. Variação, 3. Hibridação
- Morfogénese: 1. Posição e idade foliar, 2. Produção, 3.Floração
- Ambiente: 1. Temperatura, 2. Fotoperiodo e intensidade da luz
- Práticas agrícolas: 1. Nutrição, 2. Irrigação, 3. Reguladores de crescimento,
4. Micropropagação, 5. Colheita e destilação.

Assim, duas plantas idênticas podem secretar essências de onde as diferenças são mais ou menos importantes. Para diferenciar os óleos essenciais extraídos de cada uma das plantas, utiliza-se o termo "chémotypes" ou quimiotipos, termo derivado de "chimiotypes" significando simplesmente "raças químicas" (Franchomme, 1990). Estas diferenças podem ser extremamente importantes e mudar completamente as propriedades químicas ou biológicas do óleo essencial.
Podemos portanto depreender que uma mesma planta possa, crescendo em lugares diferentes, seja pela situação geográfica (altitude e latitude), seja pela natureza dos solos, secretar essências bastante diferentes. Esta variabilidade química em função dos biótopos é pré-determinada cromossomicamente.
Na verdade, estudos aprofundados mostraram que todos os tomilhos de uma mesma espécie sintetizam os mesmos compostos, mas em proporções extremamente variáveis, consoante o ambiente. A origem das variações deve-se essencialmente encontrar nas diferenças de natureza do solo por um lado, e da radiação solar por outro. De seguida podemos acrescentar que cada etapa da biossíntese está dependente de enzimas, dentro das quais diversas metálo-enzimas; que a natureza físico-química dos diferentes solos não oferece às plantas os mesmos oligo- e micronutrientes; e por outro lado, sendo as enzimas igualmente sensíveis às radiações luminosas, a mudança de radiação solar age sobre a síntese aromática (Franchomme, 1990); observe-se que no litoral os infravermelhos dominam, enquanto que no interior, em altitudes elevadas, os ultravioletas são mais abundantes.

Esta influência solar permite explicar de certa forma, as variações químicas ao longo do ano, encontradas nos compostos dos óleos essenciais. Assim, um tomilho no inverno exalando um odor característico de geraniol bem pronunciado, dará no verão uma fragância mais doce, sendo o geraniol em parte substituído pelo seu éster, o acetato de geranilo (Pellecuer, 1973).
De qualquer das formas, mesmo que as possibilidades de adaptação de uma mesma espécie a diferentes tipos de condições climáticas e edáficas, sejam determinadas geneticamente, isto não impede que a composição das essências de certas espécies de plantas transplantadas para fora do seu biótopo original, possa variar pouco na condição em que as diferenças de ambiente não ultrapassem um certo limite. Esta particularidade permite, graças à propagação vegetativa em cultura clonal, obter lotes de óleos essenciais em que, de antemão, conhecemos a sua composição.

3.12.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12  [Pág. Seguinte]