Nutrição
A Angélica e os Óleos Essenciais

de Eduardo Novo

em 21 Mai 2007

(...anterior) ), dão um exemplo bastante explícito da necessidade de uma precisão botânica, pois existem diversas espécies, sub-espécies e variedades que devem ser conhecidas e separadas, pois as suas virtudes são bem diferentes.

3.10.2. A escolha das plantas

As plantas devem ser, na medida do possível, selvagens ou sãs, a bem dizer provenientes de agricultura biológica.
As plantas selvagens de montanha têm um odor e uma actividade biológica extraordinárias, devido, por certo, ao forte teor em ésteres aromáticos donde a síntese é favorecida pela altitude, pela ensolação e pela secura, ou ainda pela simbiose estabelecida com as outras plantas selvagens do biótopo. Elas não estão sujeitas à poluição agrícola: adubos, pesticidas e herbicidas, estes últimos passam à destilação e alteram o óleo essencial (Franchomme,1990).
Actualmente, 98% das plantações industriais recorrem aos adubos e herbicidas químicos, favorecendo assim a aparição de doenças que até agora eram desconhecidas, contra as quais se luta com pesticidas de síntese altamente tóxicos como é o caso do lindano e outros.
Experiências provaram que uma simples administração de sais minerais solúveis no solo é susceptível de modificar claramente a composição físico-química de um óleo essencial (as variações observadas, por exemplo, na Mentha x piperita var. officinalis) (Franchomme, 1990).
É portanto evidente que uma certificação clara do modo de crescimento ou de cultura é indispensável para o consumidor que necessita de saúde e não, ao contrário, de ser insidiosamente envenenado.

3.10.3. Garantias sobre a extracção

A alta temperatura e a água prejudicam sempre, mais ou menos, os frágeis princípios aromáticos, o que induz a que os óleos essenciais conservem raramente a fragrância florida, a suavidade do perfume da planta ou mesmo da flor. É por isso que a destilação é um procedimento delicado exigindo experiência e uma manutenção especial:

- a escolha do alambique (Anexo II) tem a sua importância, tanto no que concerne ao seu princípio, como ao metal que o compõe. Existem alambiques em cobre, ferro e inox. Em cobre e em ferro existe uma grande probabilidade de se formarem óxidos,
- o bom controlo do aquecimento é igualmente importante uma vez que sobre baixa pressão, entre 0,05 e 0,1 bars, nenhum risco maior de sobreoxidação das moléculas existe. Repare-se por exemplo que a cor do óleo essencial de Thymus vulgaris em plena floração varia do vermelho claro ao vermelho acastanhado elevando a pressão de vapor.
- a duração da destilação sobre baixa pressão é necessariamente mais longa, e sem dúvida, ao contrário das condições em alta pressão (1,5 bars), uma destilação prolongada permite recolher a combinação das fracções ditas "de cabeça" e "de cauda". A título de exemplo, três quartos do óleo essencial de Thymus vulgaris, ao longo da destilação, são extraídos nos primeiros trinta minutos, mas 60 a 80 minutos suplementares (consoante a planta esteja seca ou húmida), são necessários para extrair a totalidade dos fenóis, demorados a passar (Franchomme, 1990).

Portanto, obviamente concluímos que, sendo o óleo essencial pago ao quilo, a tentação que ocorre é a de que quando se destila, ficar-se pela meia hora ou pouco mais, que é quando a maior parte do óleo saí, pecando assim no que respeita à qualidade do produto final.

3.10.4. Garantias sobre a qualidade dos óleos essenciais.

Após a colheita das plantas rigorosamente seleccionadas e a sua minuciosa destilação, não deverá intervir senão uma simples filtração após a qual o óleo essencial é armazenado em recipientes inalteráveis e herméticos colocados em lugar fresco. Estas precauções permitiram evitar a oxidação e a polimerização provocadas pelo ar, pela luz e pelo calor e que se traduzem por uma variação progressiva da cor e da fluidez dos óleos.
O acondicionamento em frascos opacos, pardos, escuros ou azuis, que sejam herméticos, é portanto necessário à sua protecção, de preferência sem serem de plástico ou borracha. O vidro será o mais indicado.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12  [Pág. Seguinte]