Sagrados

de Ajahn Sumedho

em 26 Jun 2008

(...anterior)
Depois temos Esforço Correcto, Atenção Correcta e Concentração Correcta, sammā vāyāma, sammā sati e sammā samādhi, que flúem naturalmente do compromisso moral. Estes três últimos fornecem equilíbrio emocional. Falam acerca do coração – o coração que está livre da identificação com o Eu e livre do egoísmo. Com o Esforço Correcto, Atenção Correcta e Concentração Correcta, o coração é puro, livre de impurezas e contaminações. Quando o coração está puro, a mente está em paz. Sabedoria (paññā), ou Entendimento Correcto e Aspiração Correcta, nascem do coração puro. Isto leva-nos de volta ao início.
Assim, estes são os elementos do Caminho Óctuplo, agrupados em três secções:

1. Sabedoria (paññā)
Entendimento Correcto (sammā ditthi)
Aspiração Correcta, (sammā sankappa)

2. Moralidade (sīla)
Linguagem Correcta (sammā vācā)
Acção Correcta (sammā kammanta)
Meio de Vida Correcto (sammā ājīva)

3. Concentração (samādhi)
Esforço Correcto (sammā vāyāma)
Atenção Correcta (sammā sati)
Concentração Correcta (sammā samādhi)

O facto de aqui os apresentarmos de forma ordenada não significa que os mesmos surjam desta forma linear ou nesta sequência – surgem em simultâneo. Quando falamos acerca do Caminho Óctuplo, dizemos “Primeiro temos Entendimento Correcto, depois temos Aspiração Correcta, depois...” Mas na realidade, apresentado desta forma, ensina-nos naturalmente a reflectir acerca da importância de aceitarmos a responsabilidade, sobre aquilo que dizemos e fazemos nas nossas vidas.

Entendimento Correcto

O primeiro aspecto do Caminho Óctuplo é o Entendimento Correcto que nasce da realização das três primeiras Nobres Verdades. Se tiverem esse vislumbre, terão perfeito entendimento acerca do Dhamma, o entendimento de que, “Tudo o que está sujeito a surgir está sujeito a cessar”. É tão simples como isso. Não precisam de passar muito tempo a ler para compreender as palavras, “Tudo o que está sujeito a surgir está sujeito a cessar”. Mas leva bastante tempo para a maioria das pessoas perceber verdadeiramente o que as palavras significam no seu sentido mais profundo, em vez de terem um simples entendimento racional.
Pondo isto em termos mais coloquiais, a verdadeira realização é o conhecimento que surge do âmago e não exclusivamente das ideias. Deixa de ser “Eu penso que sei”, ou “Ah, sim! isso parece ser uma ideia sensata. Concordo. Gosto dessa ideia”. Este tipo de entendimento continua a ser mental, superficial, ao passo que o verdadeiro entendimento é bem mais profundo. É a verdadeira sabedoria em que as dúvidas deixam de ser um problema.
Este entendimento profundo provém da realização das nove fases previamente mencionadas. Assim sendo, temos uma sequência que conduz ao Entendimento Correcto das coisas tal como elas são, nomeadamente que “Tudo o que está sujeito a surgir está sujeito a cessar”, e não é o eu. Com Correcto Entendimento abandona-se a ilusão de um eu ligado a condições mortais. O corpo continua a existir, continuam a existir pensamentos e sentimentos, mas estes são simplesmente aquilo que são, deixa de existir a crença de que se é o corpo, os pensamentos ou os sentimentos. A ênfase está na frase, “As coisas são como são”. Não estamos a sugerir que as coisas não são absolutamente nada, ou que não são aquilo que são. São exactamente aquilo que são e nada mais. Mas quando somos ignorantes, quando ainda não compreendemos estas verdades, pensamos que as coisas são mais do que aquilo que são. Acreditamos em todo o tipo de coisas e criamos todo o tipo de problemas em redor das condições que sentimos.
Grande parte da angústia e do desespero humano provém do exagero que nasce da ignorância do momento.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36  [Pág. Seguinte]