Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

O Mel e a Canela

de Spiritus Site

em 02 Nov 2008

O Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o inverno. Existem outros insectos que também o produzem em menor quantidade não sendo explorados economicamente. É da energia do sol, das virtudes das plantas e do trabalho das abelhas que surge este alimento precioso.

MEL
História
O mel é utilizado pela humanidade desde a pré-história. De acordo com a obra de Eva Crane, Honey, a Comprehensive Survey, há informações de que os sumérios, que se estabeleceram na Mesopotâmia por volta de 5000 a.C., já usavam o mel como fonte de alimento. Por vários séculos foi retirado dos enxames de forma extractivista e até mesmo predatória, Entretanto, com o tempo, o homem aprendeu as técnicas de manejo dos enxames de forma que houvesse maior produção de mel sem causar prejuízos ambientais, dando origem assim à apicultura. Várias civilizações consideravam o mel como um alimento de excelência, sendo também considerado um símbolo de riqueza e de poder, usado com fins terapêuticos, e durante milhares de anos foi o adoçante universal, existindo inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos do antigo Egipto (§), Mesopotâmia, Grécia, Israel e Roma. Nas pirâmides dos faraós, foram encontrados, entre vários tesouros, mel no estado cristalizado tendo-se demonstrado que, mesmo depois de três milénios, o mel das tumbas da antiga realeza egípcia ainda poderia ser utilizado para consumo, constatando-se, assim, o seu longo estado de conservação, embora tivesse perdido algumas de suas propriedades.

Variedades de Mel
Existem dezenas de variedades de mel de abelhas que podemos obter: segundo a floração, os terrenos de obtenção ou ainda segundo as técnicas de preparação. Dessa forma variam em cor, (indo do branco incolor, amarelo ao castanho) aroma e sabor principalmente. Outra característica marcante em alguns méis é a consistência líquida ou endurecida que poderá apresentar quando armazenado em recipiente, sendo de igual qualidade sob esse aspecto.
Composição e Uso
Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos). Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia.

O mel é também usado externamente devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-sépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais. O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.
Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos a saber a cera, a geleia real, Pólen e Própolis.

Geleia Real
É uma secreção obtida pelas abelhas jovens. Esse “leite de abelha” é o alimento exclusivo de todas as larvas, e da Abelha-Mestra ou Rainha durante toda a sua vida. Tem pelo menos, 15 sais minerais diferentes, sendo considerado o SUPER ALIMENTO.
Indicações:
Arteriosclerose; úlceras externas e de aparelho digestivo; ansiedade, anemia, anorexia; asma; artrites; fonte de cálcio; renovador e tonificador dos tecidos da pele; redutor de colesterol e de diabetes, combate o stress e a fadiga; regularizador das funções do sistema nervoso, cardiovascular, dos rins e do fígado; auxiliar do desenvolvimento físico e mental da criança; longevidade; auxiliar na potência sexual

Pólen
É o princípio masculino das plantas. Depois de recolhido é comprimido juntamente com o néctar e enzimas, para armazenamento das abelhas.