Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Bael

de Pushp K. Jain

em 02 Jan 2009

Bael (Aegle marmelos) é uma árvore de tamanho moderado, fina e aromática com uma espécie de tronco canelado. Seus ramos têm espinhos fortes rectos e afiados. A casca é suave, cortícea, cinza claro e esfoliada em flocos irregulares. As folhas compostas com folhas triplas são salpicadas de glândulas transluzentes e são aromáticas. Flores grandes, de cor verde e branca com um perfume doce aparecem nas pâniculas dos pequenos axilares. Suas frutas são globóides, cinza ou amarelas com casca de madeira. Muitas sementes encontram-se dentro de sacos cobertos por uma polpa grossa de cor laranja.

A bola medicinal

Embora não haja variedades padrões, doze foram identificadas só nos estados da Índia em Uttar Pradesh e Bihar. Também, as variedades selvagens têm pequenos frutos em comparação às que são cultivadas.
O importante em bael é o facto de que ela cresce bem em vários tipos de solo e condições climáticas. Ela resiste à seca e ao gelo!
A árvore bael no seu estado selvagem cresce normalmente nos caminhos do sub-Himālayas e nas florestas secas caducas da Índia central e sul. Ela sobe a uma altura de 1200 metros nos Himālayas (§) do ocidente e também cresce nas ilhas de Andaman. Bael é plantada extensivamente perto dos templos hindus pelas suas folhas e madeira, usadas na oração.
Virtualmente, quase todas as partes da planta – sua fruta, raiz, casca, folha semente e até a casca são valiosas nos sistemas indianos de medicina. As frutas estão registadas na Farmacopeia Indiana.

A fruta verde ou meia verde é considerada como um adstringente, digestivo e bom para o estômago. A fruta é usada para diarreia crónica e disenteria, e dizem que actua como um tónico para o coração e cabeça. No tratamento posterior de disenteria bacilar, a fruta é um adjuvante bom porque ajuda a aliviar a prisão de ventre podendo impedir a cura de superfícies ulceradas dos intestinos.
Testes clínicos de fruta verde demonstraram actividade anti-virónica contra doença de vírus Ranikhet, actividade de hipo-glicemia e resultados importantes contra certos parasitas intestinais.

A fruta madura é comida fresca. A polpa diluída com água e a quantidade necessária de açúcar e tamarindo constitui uma bebida refrescante deliciosa.
Várias sementes, fibra, mucilagem e enzimas oxidantes estão presentes na fruta. Assim, para aumentar o paladar e a homogeneidade da fruta, é necessário adicionar à polpa 50% de água e aquecê-la até 70 graus Célsius mexendo constantemente para inactivar as enzimas e dissolver as gomas. A massa é depois peneirada enquanto quente para separar as sementes, mucilagem e fibra e é refrescada imediatamente para impedir a perda de paladar. A fruta fresca é altamente recomendada em casos de sprue, especialmente no início da doença.
A marmelada de bael é boa se consumida durante o café da manhã durante a convalescença de disenteria e diarreia crónica. Ela pode ser usada como preventivo durante epidemias de cólera. Também controla o crescimento de hemorróidas.

A raiz é um ingrediente de “Dasamula” isto é Dez Raízes, um dos medicamentos mais usados em Ayurveda. As raízes bem como a casca são usadas na forma de xarope como remédio para a melancolia, febres intermitentes e palpitações do coração. Os testes farmacológicos indicam que as raízes possuem propriedades anti-ameba e hipo-glicemias.
As folhas são amargas como febrifugo. Uma pasta feita de folhas é usada no tratamento de oftalmologia e úlceras. O suco dissolvido da folha é usado para tratamento de catarro. Dizem que a extracção fresca da folha reduz o período de convalescença de cólera ou diarreia colérica. Extractos aquosos e alcoólicos das folhas possuem um efeito cardio-tónico. A aegeline alcalóide, presente nas folhas, é eficaz na asma.

Dizem que as folhas são óptimas para casos de diabetes. A tomada regular do extracto do suco de folhas tenras é aconselhado nestes casos.
Tal é a eficácia de bael que a melhor bebida da manhã é água no qual as folhas de bael foram deixadas de molho durante a noite!
Não há dúvida, na realidade o bael é sagrado.

Nota do autor: Carakā-samhītā (1000 a.C.) diz, «O uso apropriado torna-se um bom remédio até se for tirado de um veneno, mas uma boa planta medicinal pode-se tornar um veneno se for usada de forma inapropriada».