Biografias
Erasmo

de Pedro Teixeira da Mota

em 14 Jul 2009

(...anterior) A piedade não é uma mera intenção mas uma prática consciente constante de alargamento da nossa esfera e capacidade de caridade e amor, como um círculo (centrado, como o Paraíso de Dante, em Deus Amor ou em Cristo) que vai crescendo e englobando já não só os amigos, mas os indiferentes ou mesmo os inimigos.
Como ensinou Jesus a orar, em que consiste o Pai Nosso em particular e a oração em geral, como a praticaram e o que sobre ela escreveram os quatro Evangelistas e os primeiros Padres da Igreja, eis alguns dos núcleos da obra, bem aprofundados nas notas que nos remetem para o que outros autores conheceram, experimentaram, ensinaram, seja portugueses da época, seja religiosos, filósofos ou mestres espirituais de todos os tempos.

Numa época de crescente diminuição do factor religioso, ou mesmo de desconhecimento da espiritualidade cristã, e perante tantos outros grupos ou religiões, é valioso aproximar-nos dos ensinamentos de um homem que soube estudar profundamente as culturas clássica e cristã e que, mesmo conselheiro de imperadores, governantes e papas, soube defender sempre a via da não-violência e a da concórdia pelo diálogo, afirmando:
«Não nego que procuro a paz sempre que possível. Sou a favor de ouvir ambos os lados com ouvidos bem abertos. Amo a liberdade. Não servirei, nem posso servir nenhum partido», ou que «Eu desejo ser cidadão do mundo, pertencendo a todos, senão mesmo peregrino».

Ao ser dado o seu nome ao programa de intercâmbio de estudantes e professores universitários no mundo fez-se justiça a um dos maiores peregrinos e trabalhadores do conhecimento da verdade e que abriu fundações e horizontes de pedagogia, diálogo, tolerância e convivência harmoniosos, universalistas e ecuménicos que ainda hoje estamos a tentar desenvolver e realizar.
A publicação de uma obra de Erasmo entre nós é pois um marco importante no reatar da tradição erasmiana, tão afim dos melhores filões da portuguesa, e que tendo tido os seus momentos altos nas fundações da Europa não deveria continuar ausente do nosso convívio interior ou horizonte.