Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 8
A Missão de Jesus

de Maria

em 09 Abr 2009

  (...anterior) De facto, Jesus tinha um profundo sentido universal e, prudentemente ao dar os seus ensinamentos sem distinções, acabava com a ideia da posição privilegiada que os Judeus têm de povo escolhido.
O que constituía a base da Religião Judaica era a obediência a Deus, Jeová que impusera regras a um povo desorganizado e impetuoso quando saíram do Egipto (§) e não a alguma raça em especial, pois os que seguiram Moisés e depois Josué eram já uma mistura de raças e uma raça pode ser constituída por vários povos, e muitos povos se cruzaram nesta odisseia por terras do Egipto de onde saíram e, de Israel para onde foram. O Judaísmo é portanto uma religião e não um povo ou uma raça. O povo eleito é aquele que se rege pela religião e obedece às ordens de Deus. Naquele tempo, essas ordens eram dadas por Deus através dos Sacerdotes e Profetas. Moisés era semelhante ou seria mesmo um Manu, o Legislador de uma civilização, que instituiu as leis civis, morais e religiosas, tal como na Índia, o Manu instituiu Leis sociais, de onde se estabeleceram mais tarde as castas (§). No Talmude encontram-se também, normas e códigos definidos e divide as várias categorias de Judeus, que vai desde os ignorantes, aos que estudam e discutem os textos sagrados, estando estes últimos habilitados a conduzir os restantes em suas vidas.
A conclusão é que os seres se agrupam por religiões e não por raças. A religião é que define, une ou separa os seres. O Judaísmo e o Cristianismo vieram do mesmo Deus. O Cristianismo é uma consequência necessária da evolução do Judaísmo. Porém, os que se agarraram às velhas tradições (caso dos Judeus ortodoxos e os que não reconheceram o Messias), estagnaram, tornaram-se dogmáticos, apenas cumprindo a Lei e não foram por esta razão os pioneiros da civilização. Razão porque o Ocidente evoluiu e Israel continua nas mesmas lutas pelas terras e pelos lugares santos, que há muito deixaram de irradiar a força de levar os seres à evolução.
Actualmente, em Israel, ocorrem transformações, motivadas pela necessidade de se dar um novo impulso evolutivo a um povo, porém, agora ao Muçulmano ou Palestino e não ao Judeu. Este fez o percurso evolutivo espiritual e material conjuntamente com a restante humanidade, a maioria fora de Israel, dispersos por várias nações. Incentiva-se, hoje, o regresso de todos os Judeus a Israel, pois os Sionistas objectivam construir um Estado Judaico, contudo, não é só um objectivo religioso, é sobretudo político e nacionalista, embora admitam no novo estado todas as correntes religiosas, como por exemplo os Judeus ortodoxos, os liberais ou mesmo os libertos de religião. Principalmente, o que os move é estabelecerem, exclusivamente, a etnia dos antepassados na sua verdadeira pátria espiritual, pois permanecem ligados por tradição e afecto a Jerusalém. Ora esta pátria, que naturalmente, todos os Judeus sentem ser Israel, não está verdadeiramente baseada num direito exclusivo de terra, em que cada nação seria constituída pelos cidadãos que nascem no seu território, mas pela ligação sentimental e espiritual. Com efeito, hoje em dia, que judeu conserva a filiação genuína do povo hebraico de há seis mil anos? E mesmo aqueles Israelitas (pertencentes à Religião Judaica), que nunca saíram de Israel e por gerações aí se têm mantido, poderão eles afirmar-se, os únicos filhos de Israel?
Os inúmeros Judeus que entretanto se dispersaram e que se mantêm na Religião Judaica, conservam especialmente o sentimento de pertencer a um povo, cujas raízes foram notáveis e ao qual se sentem sempre ancestralmente ligados, mas quantos sangues não se misturaram já?
Os Judeus, não só devido à dispersão como à invasão de outros povos a Israel, misturaram-se ou miscigenaram-se com muitos outros povos do planeta. Uma raça genuína no mundo de hoje, deve considerar-se rara.
Da obra de F.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®