Sagrados
A Meditação e os Benefícios na Saúde

de Maria

em 03 Mai 2018

(...anterior) Assim é necessário ter atenção e discernimento para acolher as transformações que vão ocorrendo, porque a Meditação em si, é uma realização que nos mostra o momento da compreensão/transformação que está a ocorrer no nosso interior: representa um movimento interior de remoção de bloqueios.

Os bloqueios, podem ser específicos ou não. Específico é quando encontramos um obstáculo que pode ser de natureza dos sentimentos - raiva, inveja, revolta, ódio. Eles podem ser detectados facilmente por qualquer pessoa no seu próprio interior; então ao ter consciência desse sentimento pode “agarrá-lo” e trabalhá-lo no sentido de tomar atenção quando ele surge, e transformá-lo, sublimá-lo pela compreensão, apaziguando assim a sua mente em relação a um sentir inferior, que constituía uma fonte de sofrimento, não só para si mesmo, como para os outros.
Sublimar significa a tomada de atenção relativa a algum sentimento inferior. Enfrentando esse sentimento negativo deve-se transmutá-lo pela compreensão e, ao fim de algum tempo, vem a reconhecer essa própria transformação. Quando finalmente já não identifica esse sentimento dentro de si, não só se sente feliz, como aliviado da carga emocional de tal sentimento. Isto é o que se chama a remoção dos obstáculos interiores, os saṃskāras e nos mostra a evolução que se vai ganhando no percurso espiritual – o ser qualificou-se – deu mais espaço à luz do amor e à lucidez mental.

Aqueles que não são específicos, são mais difíceis de identificar, como por exemplo, o egoísmo, que se manifesta, não só de muitas formas evidentes, como subtilmente; pode enraizar-se em todos os actos de uma forma tão profunda que a pessoa o identifica como a sua personalidade, o “eu sou”, não dando conta da vaidade, da posse, do orgulho, enfim, vivendo num estado de natureza inferior, bem instalada no seu sentir egóico.
Um dos paradoxos da vida e que naturalmente a torna estranha, é a busca da segurança e da continuidade, contra aquilo que está sempre em estado de fluxo, movimento constante.

Nada está ao acaso, não há arbitrariedade, tudo segue uma direcção sob leis imutáveis. Por vezes tomamos decisões, que pensamos serem de um suposto livre arbítrio, contudo, essa é a hora, o momento em que já não se pode escapar mais e as forças superiores obrigam à decisão. Depende dos seres tomar as decisões com mais ou menos sofrimento ou em plena alegria; quando há consciência do Caminho e das suas necessidades, há mais intuição para decisões, quando não, o sofrimento vem pela resistência à mudança e entra a dúvida, a não - aceitação e o consequente sofrimento.
Na realidade, nada está isolado, tudo o que somos hoje resulta do que fomos ontem – o passado e o presente estão indissoluvelmente ligados, e são as referências do passado que nos servem para vivermos o presente e construir o futuro. É necessário pois aprender a combinar o Conhecimento do passado com a aspiração ao futuro. Mesmo um passado negativo, quando transferido para o presente serve de motivo para um melhoramento ou reposição de energias que foram corrompidas.

Cada pensamento consciente contribui para a evolução. Cada pensamento possibilitaria o Caminho certo, se as pessoas fossem mais conscientes das consequências dos seus pensamentos! O pensamento é uma energia poderosa; a força com que pensamos, o motivo e o objectivo influencia-nos e, dependendo da direcção do pensamento negativo ou positivo, assim colheremos os resultados.
Pensamentos mal dirigidos contribuem para uma perversão doentia da própria energia psíquica e tornam-se um obstáculo à Consciência alargada.
Um pensamento positivo de aspiração superior, ou uma palavra benéfica, pode ser um grande catalisador para uma inesperada experiência de expansão de Consciência, portanto de Amor, de súbita iluminação.