Sistemas Religiosos e Filosóficos
Celebrando a dança cósmica de Shiva

de Radhakrishna Rao

em 14 Jul 2010

(...anterior) Com isso os sábios reconheceram a derrota. Assim começou uma majestosa e encantadora dança cósmica de Shiva, que todos os deuses e sábios testemunharam até ao pleno contentamento dos seus corações. Entretanto, quando Adisesha, a serpente que serve como cama a Vishnu, ouviu a descrição animada que este fez da dança, este quis ver a dança também e rezou para que Shiva lhe permitisse vê-la.
Shiva disse-lhe então que iria dançar para ele em Tillai. Adisesha nasceu como Patañjali e foi à floresta, onde Vyagrapada se lhe juntou. Ambos começaram a adorar Shiva, e quando foi a altura de Shiva dançar na presença dos seus devotos a divindade-guardiã do sítio, Bhadra Kālī, não lhe permitiu dançar. Em seguida fizeram um acordo onde, tanto Shiva como Kālī fariam um concurso de dança e a divindade que vencesse iria ganhar o direito de ocupar esse lugar. Assim Shiva dançou a sua ānanda tandava (dança do êxtase) na presença dos seus devotos e venceu Kālī para tomar posse de Tillai. O magnífico templo de Meenakshi Sundareswara em Madurai tem um santuário dedicado a “Natarāja”, que é o santuário mais importante, depois do templo de Chidambaram. Esse santuário chama-se o rājatha sabha (sala de prata). Aí é possível ver o ídolo de Natarāja de pé balançando a sua perna direita, enquanto nas outras quatro salas ele é representado balançando a sua perna esquerda. No santuário dedicado a Shiva em Kutralam, diz-se que o Natarāja dançou a sua vivaz dança de tripura tandava no célebre chitsabha. No templo de Kailasanatha em Mahabalipuram, perto de Madrasta, é possível ver uma gama variada de formas dançantes, interpretadas pelo Natarāja. É um tributo esculpido à dança cósmica de Shiva.

Cortesia da Revista India Perspectives