Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Agni Yoga - 2

de Helena Roerich

em 02 Nov 2010

  (...anterior) Na lenda, formar-se-á o sentido da energia criadora e, numa fórmula concisa, expressar-se-ão as esperanças e as realizações. É incorrecto pensar que a lenda pertence à antiguidade ilusória. A mente sem preconceitos discernirá a lenda criada durante todos os dias do Universo. Cada realização do povo, cada líder, cada descobrimento, cada calamidade, se veste de lendas aladas.

Portanto, não desdenhemos as lendas da verdade, mas observemos atentamente e percebemos as palavras da realidade. Nas lendas, expressa-se a vontade do povo. E nós não poderíamos citar uma só lenda que seja falsa. O esforço espiritual de uma poderosa colectividade imprime uma imagem de verdadeiro significado. E a forma exterior do símbolo demonstrar o sinal do mundo, como um idioma mundial, inevitável na evolução.
Justos são os que buscam um idioma universal. Também justos são os criadores da lenda mundial. E três vezes justos são os portadores da realização espiritual.

20 – O novo deve ser concebido como urgentemente útil. Não há lugar para qualquer abstracção não aplicável. Nós estamos fartos de castelos no ar. Mesmo os mundos mais distantes devem ser percebidos como concretos. O domínio sobre um pedaço de gelo, ou sobre químicos do sol, deve entrar na consciência, da mesma maneira como o significado dos mais diminutos produtos de matéria. O retardamento da consciencialização do espírito pode ser explicado pela falta de atenção às manifestações da natureza. Perdido o poder de observação, o homem perde também a capacidade de síntese.

A destruição da moeda livrará a humanidade dos tornos que apertam sua visão. Existem momentos na evolução quando as muralhas levantadas para acumulação dos signos convencionais tornam-se obstáculos. Já chegou o tempo da libertação do conhecimento, na base da responsabilidade pessoal. Uma mente livre tem direito de procurar novos desenhos, de combinações inesperadas. Estes inesperados fios conduzirão a mente até aos mais altos planos da matéria. Observando um tímido e limitado jogo, pode-se aconselhar a misturar os signos, para obter melhores combinações.
Admirai o Grande Jogo da Mãe (§) do mundo!

21 – Vossas considerações acerca das calúnias históricas são correctas. A calúnia é um combustível para a fogueira da acção heróica. A calúnia só não é conveniente para as acções quotidianas contemporâneas, mas na perspectiva histórica, a chamada calúnia é a mais multicor; e sem a calúnia, a agradecida humanidade podia ter enterrado as mais destacadas manifestações.
“Táctica Adversa” garante que as campainhas humanas não permanecem em silêncio. A música das esferas não necessita acompanhamento, mas os insensatos e invejosos supõem que os seus uivos adensam a atmosfera para que as sinfonias da Eternidade não possam alcançar a Terra. Um bom dono de casa, porém, encontra aplicação para todos os restos. Da mesma maneira, pois, deixemos que as tochas da calúnia iluminem o caminho da inabalável acção heróica.

Chamando nossos mensageiros de charlatães, as pessoas atestam sua índole extraordinária. Rudes são as carícias dos animais inferiores. E a rudeza dos representantes da raça que está partindo ultrapassa a época da Idade Média. E não é tanto a baixeza como a rudeza das percepções que faz da massa da humanidade, um material inadequado. Precisamente a rudeza faz surgir a leviandade e sua consequência – a traição.
Portanto, definamos a calúnia como as tochas dos selvagens. Mas durante a caminhada nocturna, qualquer fogo é útil.

22 – Não há juízo mais errado que o que se baseia numa acção evidente. Percebendo apenas o efeito aparente, as pessoas perdem o fio da realidade. O Ensinamento que conduz à fonte da realidade usualmente é chamado de sonho pelas pessoas.
A vida não retém os indícios da concepção, mas demonstra uma evidente decomposição e, facilmente, deixar escapar os valores da concepção. O processo da concepção está deliberadamente oculto; de outro modo, os elementos teriam destruído as sementes da possibilidade.

O Ensinamento contido no livro Agni Yoga (§) foi transmitido a Helena Roerich (§) por Mestre Morya.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®