Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 6
Antecedentes Históricos do Nascimento de Jesus

de Lubélia Travassos

em 11 Dez 2010

  (...anterior) O coração de João foi sempre muito sensível a essas sementes sugestivas, e em criança era frequente encontrá-lo no Templo, durante os ofícios do serviço do pai, onde João ficava muito impressionado pelo significado de tudo o que via.

Anteriormente, em meados de Novembro do ano 8 a.C., Gabriel visitou Maria, em Nazaré, na altura em que ela estava a trabalhar em casa. O anúncio de Gabriel a Maria, deu-se numa tarde, perto do pôr-do-sol, antes de José retornar ao lar. Gabriel apareceu a Maria, ao lado de uma mesa baixa de pedra, e depois de ela se recompor, disse-lhe que vinha a pedido do seu Mestre, a quem ela iria amar e nutrir. Comunicou-lhe que trazia alegres novas e lhe anunciava a concepção que havia sido ordenada pelo Céu, e que no tempo devido tornar-se-ia mãe (§) de um filho, a quem chamaria Joshua. O filho estava predestinado a inaugurar o Reino do Céu na Terra entre os homens. O anjo (§) Gabriel pediu a Maria que não dissesse nada a ninguém, a não ser a José e a Isabel, pois também lhe tinha aparecido, e que ela estava prestes a conceber um filho, de nome João, que seria o precursor de Jesus, a fim de preparar o caminho da mensagem de libertação, que o filho de Maria proclamaria aos homens, com grande força e profunda convicção. O Anjo pediu-lhe para não duvidar da sua palavra, pois o seu lar tinha sido escolhido para a residência mortal do menino predestinado, e que a sua bênção havia recaído sobre ela, assim como os poderes dos Altíssimos que fortalecê-la-iam, sendo que o Senhor de toda a Terra acobertar-lhe-ia na Sua sombra.

Mais tarde, depois de ter a certeza de que iria ser mãe, Maria persuadiu José a deixá-la viajar à cidade de Judá, a sete quilómetros a oeste de Jerusalém, nas montanhas, para visitar Isabel. Gabriel tinha informado a cada uma das futuras mães sobre a sua aparição, e elas estavam ansiosas para se encontrarem, a fim de partilharem as suas experiências, e falarem sobre os prováveis futuros dos filhos. Maria permaneceu com a sua prima três semanas, e Isabel ajudou-a a fortalecer-se na fé da visão de Gabriel, pelo que ela voltou a casa mais dedicada ao chamado de ser mãe do menino predestinado, que iria muito breve apresentar ao mundo como um bebé indefeso, uma criança comum e normal deste reino. Maria meditou secretamente no seu coração sobre esta visitação, durante várias semanas, antes de se abrir com o marido, até que estivesse certa de que carregava em si uma criança. José quando ouviu a nova ficou muito perturbado, se bem que tivesse plena confiança em Maria, mas não conseguiu dormir por muitas noites.

Embora com muitas dúvidas a princípio sobre a visita de Gabriel, ele torturava-se com a ideia dessas coisas acontecerem, de como seria possível os seres humanos terem um filho com destino divino! Então, após várias semanas, José e Maria chegaram à conclusão de que tinham de aceitar o facto dessa escolha, para se tornarem os pais do Messias, ainda que o conceito judeu não fosse, nem um pouco, o de que o libertador aguardado deveria ter a natureza divina. Por isso, Maria resolvera apressar-se a visitar a prima Isabel, e ao voltar foi visitar os pais Joaquim e Ana. Tanto os seus dois irmãos como as duas irmãs e os pais foram sempre muito cépticos quanto à missão divina de Jesus, embora naquele momento nada soubessem sobre a visita de Gabriel. Contudo, Maria confidenciou a sua irmã Salomé que achava que o seu filho estava destinado a tornar-se um grande Mestre. De salientar, que o anúncio de Gabriel a Maria aconteceu no dia seguinte à concepção de Jesus, e foi o único evento de ocorrência sobrenatural ligado a toda a experiência de Maria, de conceber e gerar o menino da promessa.

Foi difícil para José reconciliar-se com a ideia de que Maria iria ser mãe de uma criança extraordinária, até que viveu a experiência de um sonho muito revelador.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®