Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Zelinda Mendonça

em 05 Mar 2011

(...anterior)
Por isso não há nada de extraordinário no facto de os essénios terem aceite Jesus de Nazaré na sua companhia como um membro externo, sem passar pela prova dos graus inferiores. Não é de estranhar que até os mais sábios entre os essénios tenham confiado de coração aberto seus segredos a este sábio jovem.

Na ordem dos essénios Jesus recebeu mensagens muito mais profundas, acerca dos segredos até então preservados, do que os que recebera dos escribas. Também ouviu muito do que recebera anteriormente na sua alma, como revelação luminosa do Bath-Kol.
Começou assim uma viva troca de ideias entre Jesus e os essénios.
No seu relacionamento com eles, entre os seus 25 e 29 anos, mais ou menos, Jesus de Nazaré tomou conhecimento de quase tudo o que a ordem tinha a oferecer.
O que não lhe era comunicado por palavras apresentava-se-lhe por meio de impressões clarividentes. Ele as recebia dentro da própria comunidade dos essénios ou mais tarde em casa onde deixava actuar dentro de si, numa vida mais contemplativa, o conteúdo introduzido na sua alma a partir de forças que lhe advinham, das quais os essénios nada sabiam mas que ele vivenciava na sua alma.

Dessas impressões interiores uma deve ser especialmente salientada pelo facto de poder aclarar todo o caminho espiritual da evolução da humanidade. Trata-se de uma importante visão em que Jesus teve uma espécie de êxtase durante o qual Buda lhe apareceu e lhe falou.
Sim, Buda apareceu a Jesus de Nazaré como consequência do intercâmbio de ideias com os essénios.
Pode-se dizer que naquela época ocorreu um diálogo espiritual entre Jesus e Buda.
Nesse diálogo Buda disse a Jesus:

“Se a minha doutrina se cumprisse, tal qual é, se se cumprisse totalmente, todos os seres humanos deveriam tornar-se iguais aos essénios. Porém isto não pode ocorrer. Foi este o engano na minha doutrina. Também os essénios só conseguem progredir na medida em que se isolam do resto da humanidade; para eles é preciso que existam essas almas humanas restantes. Por meio da minha doutrina só deveriam surgir literalmente essénios; mas isto não pode realizar-se”.
Esta foi uma vivência importante que Jesus teve no seu convívio com os essénios.
Jesus conheceu um outro homem, quase da mesma idade que ele e que também se aproximara da Ordem dos Essénios, embora de forma totalmente diferente; tampouco este se tornara essénio integralmente. Tratava-se de João Baptista, que pode-se dizer, vivia como um irmão leigo dentro da comunidade dos essénios.

A doutrina e todo o modo de viver dos essénios lhe causavam uma profunda impressão, e ele vivia no meio da Ordem como um irmão leigo, deixando-se estimular e inspirar.
Muitos diálogos sucederam entre Jesus e João Baptista.
Aconteceu que um dia Jesus enquanto falava com João Baptista, enxergou à sua frente a corporeidade física de João Baptista como que esmaecida e em seu lugar teve a visão de Elias.
Esta foi a sua segunda vivência anímica importante dentro da comunidade dos essénios.

Mas houve ainda outras vivências.
Jesus observou algo singular: quando chegava a lugares em que havia portas para essénios, portais sem imagens, Jesus não conseguia passar por elas sem ter uma amarga experiência. Embora fossem portais sem imagens, para ele havia aí formas espirituais; de ambos os lados aparecia sempre aquilo que chamamos de Arimã e Lúcifer.
Jesus levou pela vida as duas imagens de Lúcifer e Arimã, que havia visto nos portais essénios. Inicialmente isso não teve outro efeito senão mostrar-lhe que imperava algum mistério entre essas entidades espirituais e os essénios.
Certo dia depois de um diálogo importante e significativo em que haviam sido abordados muitos assuntos de elevadíssima espiritualidade, ao sair pelo portão do edifício principal dos essénios Jesus encontrou as figuras que sabia serem Lúcifer e Arimã a fugirem do mosteiro dos essénios. Então ele perguntou-se: para onde fogem? E esta pergunta ardia-lhe como fogo.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15  [Pág. Seguinte]