Sistemas Religiosos e Filosóficos
Jesus Cristo segundo Rudolf Steiner - 2ª Parte

de Zelinda Mendonça

em 05 Mar 2011

(...anterior) Por isso ela tentou consolá-lo, falando-lhe sobretudo do que desde então surgira nele de tão belo e magnífico.

Lembrou-lhe a renovação das grandes doutrinas e fórmulas de sabedoria e dos conteúdos das leis do judaísmo, e de tudo o que se havia revelado por meio do judaísmo.
Ele sentiu um peso no coração ao ouvir a mãe (§) valorizar o que ele sentia como superado.
Para Jesus, mesmo que Elias aparecesse novamente naquela época e quisesse anunciar à humanidade o melhor que ele experimentou nas amplidões celestiais, não existiam homens dotados de ouvidos para ouvir a sabedoria de Elias, dos antigos profetas ou mesmo de Moisés ou de Abraão. Seria impossível proclamar tudo o que esses profetas anunciaram. Suas palavras se perderiam no vento.
Jesus começava a vislumbrar que o que sabia não vinha só do judaísmo.
“Esse conhecimento do antigo judaísmo não significa mais nada para a Terra, pois os velhos judeus não estão mais aqui. Isso deve ser considerado sem valor na nossa Terra” – disse Jesus à sua mãe.
Quando ele afirmava não ter valor o que para ela era o mais sagrado, ela escutava achando isso estranho, mas como o amava profundamente só sentia um infinito amor e na sua alma cruzava-se um sentimento de compreensão pelo que ele lhe dizia.
Ele contou-lhe das suas viagens, da sua ida aos altares pagãos e o que havia experimentado. Reviveu no seu espírito como caíra prostrado no altar pagão e como ouvira a voz modificada do Bath-Kol.

Neste momento do diálogo com a mãe renasceu nele algo como uma renovação da antiga doutrina de Zaratustra. Ele ainda não sabia com certeza que levava dentro de si a alma de Zaratustra; mas a doutrina, a sabedoria, o impulso desse mestre emergiram nele enquanto falavam. Ele vivenciou esse grande impulso de Zaratustra em comunhão com a mãe. Na sua alma veio à tona toda a beleza e grandiosidade da antiga doutrina solar. Então ele lembrou-se das palavras do Bath-Kol e recitou-as à mãe

AUM, amem!
Reinam os males
Testemunham o eu que se desprende,
A culpa pessoal por outros provocada,
Vivenciada no pão de cada dia,
Em que não actua a vontade dos céus,
Pois o homem se apartou do vosso reino
E esqueceu os vossos nomes,
Ó pais que estais nos céus.”

Com estas palavras toda a grandiosidade do culto de Mitra reacendeu-se na sua alma apresentando-se como uma genialidade interior.
Ele falou à sua mãe sobre a grandiosidade e a glória do paganismo, daquilo que estivera vivo nos antigos mistérios dos povos; muitos desses mistérios confluíram para os mistérios da Ásia Menor e do sul da Europa.
Mas na sua alma ele percebia como pouco a pouco esse culto se havia transformado, caindo sob os poderes demoníacos que ele mesmo vivenciara por volta dos 24 anos.
Ele recordou tudo o que se passara e pareceu-lhe que os homens da sua época não eram mais adequados para receber a antiga doutrina de Zaratustra.
Jesus disse “mesmo que todos os mistérios fossem reunidos num só e tudo o que no passado foi grande confluísse, não mais existiriam homens para ouvi-lo. Tudo seria inútil. E se eu saísse por aí anunciando aos homens o que ouvi como sendo o Bath-Kol transformado, iria revelar o segredo da razão de os homens na vida física não mais conseguirem viver em comunhão com os mistérios; é que hoje não existem mais homens que compreendam esse Bath-Kol (…) Os homens perderam a capacidade de ouvir o que se revelava e se ouvia no passado”.

Agora Jesus se dera conta de que o que escutara como sendo a voz modificada do Bath-Kol havia sido um ensinamento sagrado antiquíssimo, uma poderosa oração universal de todos os locais de mistérios, que ali era rezada e que tendo sido esquecida, se lhe revelara quando ele caíra prostrado junto ao altar pagão. Mas ele percebia também a impossibilidade de tornar isso compreensível agora.

Prosseguindo a conversa com a mãe falou sobre o que assimilou no círculo dos essénios.
Falou sobre a beleza, a grandeza e a glória da doutrina dos essénios, rememorou a sua suavidade e benevolência.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15  [Pág. Seguinte]