Peregrinações
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

Conversa com Maria

de Maria de Fátima Ribeiro

em 30 Mar 2011

Maria Ferreira da Silva, autora de vários livros como – O Avatara, Maitreya vem..., As Iniciações, As Iniciações e a Expansão Portuguesa, Tratado de Meditação, A Eterna Sabedoria, Guia de Meditação, O Silêncio, Folhas de Luz e a Meditação e a Saúde. Maria tem-se dedicado à investigação nas áreas das Religiões e Filosofias Ocidentais e Orientais e, ainda ao estudo científico sobre o efeito benéfico da Meditação no cérebro humano.

Entrevista cedida gentilmente à “agenda alternativa do Porto”, Espaço Aberto.

Qual a importância da Meditação na nossa vida?
Maria
A Meditação é tão essencial para o equilíbrio físico e psíquico como o respirar ou comer. Existem muitas escalas para chegar a um certo nível, que por sua vez, conduza a outros níveis ou estados e, portanto, existe um começo que envolve um sistema para a prática da Meditação. Há pessoas que manifestam alguma recusa, porque acham que meditar é sentar-se, fechar os olhos e automaticamente entrarem num vazio, o que é uma ideia errada e por isso desistem com facilidade. Nestas várias escalas é necessário primeiro dispersar as energias mentalmente, dispersar os pensamentos, isto é, usar a mente: não é ficar no vazio mental. Meditar é deixar que a mente finalmente repouse.

Pode-se meditar enquanto estamos a passar a ferro?
Maria
Sim, em coisas tão simples, como passar a ferro pode-se usar certo tipo de concentração, mas não é meditar enquanto está a passar a ferro, mas concentrar-se enquanto passa a ferro. Estar a passar a ferro com plena atenção, é concentração e ninguém pode meditar se não estiver concentrada.
Há uma primeira fase que é a prática de concentração, em que se pode usar um “objecto”, como por ex., num mandala, ou de olhos fechados colocar a mente num Mestre da sua devoção ou em Deus, mas sempre nesse objectivo de concentração; se vier um pensamento, retirar esse pensamento e tentar novamente a concentração. A plena atenção de que se fala no Budismo e que já vem da tradição do Hinduísmo consiste na concentração, que é o elo fundamental para o passo seguinte que é a Meditação.

Assim, quando está a passar a ferro e se estiver com plena atenção no que está a fazer, já está a ajudar a sua mente a educar-se, ou quando está a descascar uma batata, que seja com plena atenção no que está a fazer.
A prática da Meditação requer espaço, tempo e disponibilidade, se não houver disponibilidade interior, não vale a pena meditar, porque não obtém o resultado pretendido, nem a atitude correcta quanto ao “Objectivo”, o Divino.
A Meditação é de facto, aquele elo que nos pode levar a uma atitude tão positiva, tão saudável, que tudo aquilo que antes pode ter servido (para alguns) como apoio, o Reiki, a Acunpuntura, as massagens, enfim, terapias muito usadas actualmente, não vão ser mais necessárias, porque ao longo desse percurso de prática da Meditação vai-se obtendo maior equilíbrio melhorando a saúde no seu todo, sem necessidade de nada exterior. Porém, se não houver o propósito de ligação ao Poder Superior ou Divino, não está a fazer nada, acredite.

As pessoas meditam mais agora?
Maria
Hoje em dia existem muitos seres materialistas ou ateus, mas também existem cada vez mais pessoas a acreditar em Deus. A Meditação é uma prática que foi banida da vida das pessoas como um suporte religioso, tal a oração. Não restam dúvidas de que, se as pessoas meditarem só por meditarem para se sentirem relaxadas, ou apenas como uma cura alternativa à medicina tradicional, não resulta, pois falta a ligação com o Divino, perdendo-se então, a direcção.
Esta ligação tem que ser realizada, e ao fazê-la de forma natural pelo processo de Meditação vai-se melhorando gradualmente, não só a saúde, como mudamos a nossa atitude, resultando numa vida completamente renovada, até porque a Meditação é criativa: todos os dias há algo de novo. Não são as curas ou as terapias que dão a espiritualidade, elas são um passo, e se não alimentarmos a Alma entramos num estado depressivo e, psiquicamente não ficamos bem.

É a dor que sentimos no corpo físico que nós dá um sinal de que algo não esta bem? Porque vem a dor?