Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Actividades
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Nibbana, Aqui e Agora

de Ajahn Sumedho

em 04 Abr 2011

  (...anterior) É o fim definitivo da morte e da decrepitude, e é por isso que eu o chamo de Nibbana (o extinguido, o sereno)."
“Há pessoas que, em plena consciência, o realizaram e estão completamente serenas, aqui e agora. Elas não se tornam escravos a trabalhar para Mara, para a Morte; elas não são subjugadas pelo seu poder."
~ SN 1092-5 (traduzido por Ven. Saddhatissa)

Em Inglês, "nada" (nothingness) pode soar como aniquilação, como niilismo. Mas também se pode colocar a ênfase na palavra "existência" (thingness), e aí tem-se algo como "não-existência" (no-thingness). Portanto o nibbana não é uma coisa que se possa encontrar. É o lugar da ‘não existência’, da ‘não possessividade’ e do desapego. É um lugar, como disse Ajahn Chah, onde se experiencia "a realidade do não-apego." Nibbana é uma realidade que cada um de nós pode conhecer por si mesmo - assim que reconhecermos e realizarmos o não-apego.

*Catch 22 é um livro de Joseph Heller, onde predomina uma lógica auto-contraditória, repleta de paradoxos e contra-sensos, sendo circular e repetitiva; a irracionalidade lógica prevalece em todo o livro. Daí a analogia, por não conseguirmos chegar a um consenso devido à limitação das palavras e percepções.

Excerto de "The Island", publicado
na Primavera de 2010, edição de
Buddhadharma

Tradução de Filipe Reis
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®