Sagrados
A Via da Vigilância Interior - 1º e 2º Capítulos

de Edward Salim Michael

em 19 Nov 2023

(...anterior) E, em esferas ainda mais elevadas, no mundo espiritual e místico, é possível em determinados momentos, com outro tipo de atenção – um tipo mais vasto e consciente – obter ao mesmo tempo um particular e directo conhecimento do todo.

É essencial que o pesquisador compreenda a importância desta atenção em todas as sua batalhas espirituais, quer na busca da resposta para o enigma da sua existência, quer no processo da sua transformação.
Na realidade, pode dizer-se, que a atenção constitui a terceira parte da trindade dentro de si. Cria uma ligação entre os aspectos superiores e os inferiores do seu ser e age como uma espécie de chama, para a qual, qualquer um destes estados é atraído. Na verdade, nenhum aspecto se pode manifestar ou activar sem que ele o deseje declaradamente, e sem que se centre nisso.
Qualquer que seja o estado interior apresentado como dominante a determinado momento – como por exemplo a tristeza, o ressentimento ou a altivez – verifica que a sua atenção foi para lá dirigida, alimentando-o e dando-lhe vida.

No estado habitual, a atenção vai principalmente alimentar sonhos inúteis, fantasias impraticáveis e, mais frequentemente do que o contrário, alimentar emoções negativas. Tal como um tronco de madeira à deriva sem destino num rio, ele está sempre a saltitar de um pensamento inútil para outro. A sua situação também poderia ser comparada à da mosca, num momento atraída para o deleitável mel, e noutro, para uma imundice. Para a mosca é tudo o mesmo, quer saboreie o néctar de uma bela flor, quer coma o estrume de vaca, logo a seguir!

Quando o aspirante tiver compreendido, quão importante a questão da atenção é para a sua demanda e transformação espiritual – especialmente se previamente já tiver provado a realidade da sua Suprema Natureza – terá de passar a ser extremamente vigilante e cauteloso desse momento em diante, em tudo quanto lhe proporciona a atenção. Ele deve de ter consciência, sabendo-o ou não, que vai alimentar e cristalizar o estado particular, para o qual vai deixar gravitar a sua atenção, permitindo-lhe ganhar raízes e crescer. É com a atenção, usada de forma construtiva, que um autêntico yogī ou um grande artista criativo realizam obras prodigiosas. É igualmente com a atenção, quando usada negativamente, que todas as más acções e trabalhos destrutivos são postos em prática.

A apreciação destes factos pode ajudar a despertar no pesquisador um profundo desejo de encontrar a força interior que lhe desvia a atenção, tanto quanto possível, de estados desprezíveis e tendências que são um obstáculo para o seu objectivo espiritual, e pô-los, simplesmente, à míngua, fora da circulação por falta de alimento. Por outro lado, deve favorecer, nutrir e deliberadamente encorajar todos os pensamentos e sentimentos mais nobres que nele despertam e, desta forma, assistir ao seu subsequente crescimento. Sentir-se-á reforçado nas suas aspirações mais elevadas que, por sua vez muito o fortalecerão no seu empenho espiritual e na meditação.

Do livro, a Via da Vigilância Interior.
Tradução de Helena Gallis