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O Yoga Vāsiṣṭha - 3ª Palestra

de Alejandro Corniero

em 30 Jun 2012

  (...anterior) Nenhum desejo agita a alma assim apaziguada, como nenhuma semente germina dentro de uma pedra, e os anseios que se possam manifestar por vezes, são como as ondas do oceano, que emergem e submergem no mesmo elemento.

Tudo está na alma, e a totalidade deste universo, sem qualquer divisão ou dualidade, encontra-se nela: ela é uma com o Deus supremo. Quando se liberta de sua inconstância habitual e do seu acaloramento febril, reencontra a sua antiga serenidade, como a onda, ao romper, regressa ao seu estado de calma da água de onde saiu.

Guiadas pela avidez, as almas pequenas vivem em ocupações que as enchem de preocupação, como um fervedouro de insectos no lodo, e a sua cupidez leva-as a cobiçar só coisas exteriores e a esquecer o Ātman supremo no seu interior.

Ó Rāma-ji, quando conseguires contemplar a grandeza do teu Ātman à luz do santo Yoga (§) ensinado pelo ilustre Manu 5, descobrirás que és maior que o céu e o oceano juntos.
Sabe, príncipe bem-amado, que, como o sol, o qual oculto perante os nossos olhos não deixa de enviar a sua luz ao outro hemisfério, o teu intelecto continuará alumiando, inclusive depois de ter transcorrido o seu curso nesta vida.

Liberta o elefante – a tua alma – das cadeias do egoísmo e das traves da cobiça.»
Quando o bem-aventurado Sábio Vasiṣṭha concluiu o seu discurso, a Assembleia imperial inclinou-se respeitosamente em homenagem aos Yogīs e Brahmachāris 6 . O Imperador e seus filhos ofereceram-lhe flores, água e presentes. Os devas 7 fizeram chover flores celestiais e todos exclamaram: «Jai!Jai!Jai! 8 »

Notas
1. As Escrituras hindus
2. Estado mental que acompanha a iluminação espiritual e que se adquire por larga prática de meditação e de Yoga, assim como com a libertação do próprio intelecto de suas associações grosseiras e suas impurezas.
3. Significa que a concepção separatista e falsa de um “eu” e de um “tu” deve ser removida da consciência d de um yogī. Outro Mestre definiu este ensinamento essencial nos seguintes termos: «Esta doutrina de total unidade interior tem como efeito, no yogī, realizar a supressão total de toda a acção e pensamento imoral. O ladrão rouba outro homem porque acredita que ele é ele próprio, e o roubado é outro – há duas pessoas – mas nunca se ouviu dizer que uma mão direita tenha alguma vez roubado a esquerda! Se numa comunidade os homens compreenderem que formam uma unidade uns com os outros, não só não se roubariam mutuamente, como os sofrimentos de uns seriam de todos os outros; as alegrias de uns seriam a felicidade dos outros.
4. Trata-se de uma frase muito conhecida usada pelos vedantinos para ilustrar a relação que existe entre Brahman e o mundo fenoménico. O mundo fenoménico pensado independente de Brahman é como a ilusão em que ao ver uma corda no escuro se julga ser uma serpente.
5.Primeiro rei e célebre legislador da Índia antiga.
6.Discípulo aceite como estudante de Yoga, que observa a disciplina yogī e o voto de castidade, enquanto serve a um Instrutor tradicional (guru)
7. Ser celestial, literalmente “aquele que brilha”(fem: devi)
8. «Vitória!Vitória!Vitória!»
Tradução de Helena Gallis
   
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