Peregrinações
Começos Felizes

de Urmila Marak

em 20 Ago 2012

(...anterior) Em Andhra Pardsh, Ugadi pachadi é preparado; é uma mistura batida à mão feita de manga crua, banana, tamarinho, flores frescas de margosa, pimenta, pedaços de cana, açúcar mascavado e sal. A mistura de ingredientes indica que o ano terá uma mistura de todas as experiências.
No segundo mês de Baisakh ocorre o festival da colheita ou Baisakhi, que cai a 13 de Abril. É comemorado no norte da Índia, especialmente no Punjab; é também um festival religioso para a comunidade sikh, uma vez que foi no dia Baisakhi, em 1699, que o Khalsa, uma irmandade Sikh de soldados-santos, foi fundada. Devotos rezam no gurdwara o templo sikh de adoração. A parte mais exuberante das comemorações é o bhangra, uma dança vigorosa realizada por homens em trajes coloridos. É também um dia de festa.

Novamente, no sul de Kerala, o primeiro dia do Ano Novo é celebrado como Vishu, a 14 de Abril. A coisa mais importante do ritual no início da manhã é ver o Vishukkani – um arranjo de objectos auspiciosos, incluindo o arroz, um limão, folhas de betel, flores, uma escritura, um recipiente de metal, uma lâmpada acesa tradicional na sala de culto. Crianças comemoram o seu dia com fogos de artifício e anciãos presenteia-lhes dinheiro como forma de abençoá-los. Uma grande sadya (festa) é preparada em todos os lares.
No nordeste do estado de Assam, Rongali Bihu cai a 14 de Abril, mas as festividades continuam por uma semana. É celebrada com cânticos e danças Bihu realizadas nos campos, em estradas laterais e mais estágios construídos para a ocasião. É também um tempo para feiras e banquetes.

Jamshedi Nowruz
Persas seguidores de Zoroastro, chegaram à Índia vindos do Irão (Pérsia) no século IX. Os zoroastrianos comemoram o Ano Novo, Jamshedi Nowruz, em homenagem ao lendário rei Jamshed da Pérsia, em 21 de Março. Ele marca a chegada da Primavera e o equinócio da Primavera. As celebrações envolvem a criação de uma bela mesa Haft Sin, que é carregada com muitos objectos e ingredientes simbólicos, significando plenitude. Nowruz também é comemorado no final do ano por alguns zoroastrianos persas de acordo com o seu calendário (este ano cai a 18 de Agosto) depois de marcar dez dias de orações para os mortos e Pateti, o dia do arrependimento. Ambos os dias do Ano Novo são recebidos com orações no templo de fogo, fazendo caridade, encontrando a família e amigos, vestindo roupas novas e festas tradicionais.
Cortesia da Revista India Perspectives