Sagrados

de Alejandro Corniero

em 09 Dez 2012

(...anterior)
O homem nobre e sábio que queira vencer os seus adversários deverá, primeiro, esforçar-se por submeter os inimigos interiores dentro do seu próprio coração e na sua alma, assim como o seu corpo e seus membros. Os homens mais afortunados são os que têm a valentia de dominar a sua alma, em vez de se submeterem a ela.

Reverencio esses homens puros e santos que dominaram a grande e perversa serpente que é a sua alma enrolada no fundo do coração; são eles os que repousam na paz interior e na serenidade do espírito. Os reis da terra, com os seus capitais materiais, não são tão felizes como os senhores das cidades do seu próprio corpo e mestres de suas almas. O homem está à mercê das dificuldades deste mundo lúgubre e escuro como um pássaro caído nas águas do oceano. Por isso, Rāma, retira com o teu esforço pessoal, como se fosses um búfalo, a alma para fora do charco ilusório do mundo. O homem com uma alma que não é inquietada, nem pela sucessão de alegrias e sofrimentos mundanos, nem pelas vicissitudes da doença ou da morte, já não é um ser humano, é como um Yaksa 1.

Nem o mundo é teu, nem tu és deste mundo; não confundas o falso como o certo. Nunca alimentes na tua alma a ideia falaciosa de que serás dono de grandes bens e de coisas agradáveis, porque tu, tal como essas coisas, existes para deleite do Creador supremo e Dono de tudo. A menos que o bem de todos não se converta no teu próprio bem, ó Rāma, não farás mais do que acrescentar dificuldades na tua caminhada. Inclusive o bem do teu Império é ilusório, se for exclusivo e se estiver separado do bem de todos os seres.
Adora o Sempre-Misericordioso, o Amor infinito, como se se tratasse de tua própria alma, e permanece na paz, dando paz a todos.
1.Criatura pertencendo a uma categoria de seres celestiais.
Tradução de Helena Gallis