Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Uma personalidade fascinante

de Balmiki Prasad Singh

em 22 Set 2012

  (...anterior) Jinnah ganhou o dia, e sua visão tornou-se uma realidade e o resto é história. No entanto, enquanto Jinnah reivindicou sucesso, uma parte considerável da comunidade muçulmana preferiu as ideias de Azad. A partição não foi apenas uma tragédia política, mas também uma falha da civilização. Azad defendeu que a religião não deveria ser usada como um instrumento para a obtenção de poder político, mas para a transformação da alma humana. Ele então declarou: “ Só Deus sabe o que está no ventre do futuro”.

E, no entanto, a história da luta pela liberdade seria incompleta sem a apreciação dos papéis contrastantes de Muhammad Ali Jinnah e Azad. A saga da luta pela liberdade teria sido diferente tanto no carácter e conteúdo sem a presença inspiradora de Azad. Como membro da Assembleia Constituinte redigiu a Constituição da Índia. Azad foi fundamental na consagração dos princípios de secularismo, liberdade religiosa e igualdade para todos os indianos na Constituição.

Ele se tornou o primeiro-ministro da educação da Índia no conselho de ministro liderado pelo primeiro-ministro Jawaharlal Nehru. Ele, juntamente com Nehru, foi um dos fundadores do primeiro Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), Kharagpur, em 1951, e da Comissão de Bolsas Universitárias, Nova Delhi, em 1953. Ele previu um grande futuro nos IITs para o progresso da Índia. Como ministro da cultura, ajudou a estabelecer Sangeet Natak Akademy (1953) para a promoção do teatro e música, Sahitya Akademy (1954) para a promoção da literatura indiana, e Lalit Kala Akademy (1954) para a promoção da literatura e escultura e para reforçar a vitalidade e independência dos nossos artistas e estudiosos. Estas instituições foram estabelecidas para dar espaço público para conversas nacionais em seus respectivos campos de actividade.

Nehru e Azad abordaram a política da Índia no campo da cultura com sensibilidade considerável que foi amplamente reflectida na introdução de pompa cultural no desfile do Dia da República e a compra estatal de obras de arte para os museus nacionais e regionais. Em ocasiões semelhantes ao nosso Dia da República, vários países realizaram desfiles militares impressionantes para demonstrar sua força armada para o mundo. Azad e Nehru consideraram que seria apropriado que a Índia mostrasse a sua força cultural, juntamente com seu poderio militar. Isso já foi aprovado por vários outros países.

Em Junho de 1948, Nehru encontrou por acaso um grande número de pinturas da dupla mãe (§)-filha de artistas húngaras, Sass e Elizabeth Brunner em Nainital. Ele comprou algumas pinturas. Quando regressou, escreveu a Azad recomendando oito dos seus quadros (§) a serem adquiridos pelo Governo por Rs 15.000. Quando isso foi comunicado aos peritos, eles acharam que o preço era demasiado elevado.

Uma série de cartas e bilhetes foram trocados, mas os especialistas não cederam ao preço já pedidos. Isto levou Nehru a observar que se o governo não iria pagar pelas pinturas, ele iria pagar ele mesmo. Em um minuto, em 23 de Setembro de 1948, Azad encerrou o assunto dizendo: “O projecto de lei para as pinturas pode ser sancionado e o preço pedido pode ser aceite”. Esse tipo de sensibilidade e alto nível de atenção na compra dessas pinturas, além de respeitar as opiniões de funcionários e peritos, pavimentou o caminho para a constituição da Comissão de Compra de Arte para os museus do estado sob a presidência do vice-presidente da Índia.
Fiel ao seu nome, Maulana Azad, que literalmente significa mestre do diálogo, era um orador talentoso. A primeira-ministra Indira Gandhi (§), lembraria que sempre que Azad ficava com Ananda Bhavan, a mesa do café da manhã ficava cheia, muitos comeriam em pé para ouvi-lo. Azad tinha uma capacidade maravilhosa de reduzir narrações longas de forma sucinta em uma frase ou duas, que tinham grande impacto.

Azad serviu admiravelmente a Índia e combinou em si as qualidades de um lutador pela liberdade, um pensador de extraordinária habilidade e de um construtor da nação.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®