Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Uma personalidade fascinante

de Balmiki Prasad Singh

em 22 Set 2012

  (...anterior) Nehru apropriadamente se referiu a ele como “Mir-i-Karawan (o líder da caravana), um homem muito corajoso e galante, um produto acabado da cultura que, nestes dias, pertence a poucos”.
Em 15 de Agosto de 1947, os cinco líderes principais da Índia eram: Mahatma Gandhi (§), Jawaharlal Nehru, Sardar Vallabhbhai Patel, Maulana Azad e Rajendra Prasad. Gandhi foi assassinado em 30 de Janeiro de 1948. O indomável Sardar Patel, que desempenhou um papel genuíno na integração e estabilidade do estado-nação da Índia faleceu em 15 de Dezembro de 1950. Isso deixou o triunvirato de Nehru, Azad e Prasad para dar direcção e orientação para o país. Juntos, eles trabalharam para manter a Índia unida.

Esses líderes estavam profundamente conscientes de que a Índia poderia permanecer apenas como um estado secular. Nehru, em particular, passou a enfatizar estes valores seculares frequentemente e vários dos principais ministros o seguiram. Anos após a morte desses baluartes, o legado da manutenção da paz e da harmonia entre hindus e muçulmanos permaneceu como a principal, dos magistrados distritais e os superintendentes de polícia em seus respectivos distritos. Como um magistrado distrital em início de 1970, lembro-me como agimos prontamente para combater o vírus comum sempre que este tentou levantar a sua horrível feição. Em retrospectiva, eu sinto que nós não permaneceríamos sendo uma democracia liberal ou uma nação unida e forte se o secularismo não fosse enfatizado da forma como foi feito nos primeiros anos do novo estado-nação indiano.

Azad, o estudioso estadista do nosso tempo era uma pessoa, “Para quem a Índia era a unidade e seu povo indiano qualquer que seja a adversidade que possa existir entre eles…”?
A vida, crença e atitudes de Azad são um lembrete permanente de como um indivíduo pode elevar-se acima dos interesses paroquiais e dos laços da comunidade para a cidadania esclarecida. Azad simboliza como os instintos mais elevados do nacionalismo, podem superar os apegos frequentemente insalubres e exclusivos, que temos por nossas localidades e nossos preconceitos herdados. A Índia poderá cumprir a sua grandeza por meio do seu poder económico, sua estabilidade política e suas conquistas sociais. No entanto, a Índia só vai realizar a plenitude de seu destino quando os indianos aprenderem a olhar para além do sectarismo e ver a sua comunidade e o progresso comum ligados à totalidade que a frase Índia Mãe (§) implica.

Essa visão integrada foi o que Azad percebeu nas ideias e ideais de Mahātma Gandhi e do Movimento de Libertação – ideias e ideais que serviram bem este país por décadas. A melhor homenagem que podemos prestar a esse homem de ideias e acções é pensar em maneiras que irão expandir sua abordagem e fortalecer a Índia. Porque ideias e ideais também têm de ser actualizados e reintegrados ao longo do tempo.

-Versão resumida da Palestra Memorial de Maulana Azad proferida pelo Governador do Sikkim, distinto pensador.
Cortesia da Revista India Perspevctives
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®