Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Yoga Vāsiṣṭha 7ª palestra

de Alejandro Corniero

em 10 Jan 2013

  (...anterior) A flor do discernimento interior abre-se como um botão de lótus, sob os efeitos do sol da razão e produz um efeito de santidade no jardim do terceiro estádio da prática de Yoga (§).
O cumprimento, inclusive o parcial, destes graus de Yoga Adhyātma é suficiente para anular o mau Karma do passado.

A estes três estádios, ó Rāma-ji, se chamam, no seu conjunto, de estado desperto, porque o yogī conserva nele a percepção das diferenças entre as coisas.
Um yogī assim merece veneração; só realiza acções justas; cumpre com constância, seus deveres sociais.

Quem consagrou a sua alma ao Yoga com zelo total e inquebrantável e vê todas as coisas à mesma luz, considera-se que alcançou o quarto estádio de Yoga.
Quando a ilusão da dualidade se tenha desvanecido e o conhecimento da unidade interior brilhar com resplendor soberano, o yogī encontra-se nesse quarto estádio, e observa o mundo como se fosse uma visão num sonho.

O quinto estádio é um grau de imensa felicidade, que não é outra que a felicidade de contemplar Deus em tudo. O yogī eleva-se para lá disso, descendo através da sua alma às regiões inferiores – um enorme sacrifício, sem dúvida – e serve o seu próprio Eu, nos demais.
O sexto estádio é o da libertação em vida, Ó Rāma, no qual, ambas, unidade e dualidade, desaparecem. Quem o alcança, submerge no êxtase divino dentro e fora de si, e encontra-se na posse de poderes superiores; contudo, parece humilde, à primeira vista.

O sétimo estádio é impossível de descrever com palavras e supera os limites da terra e do céu. Dele se diz ser parecido ao estado de Śiva 6 e Brahmā.»

Notas
1. Imortalidade consciente. Identificação do espírito individual com o Espírito infinito e supremo; liberdade eterna; perfeição espiritual
2. Literalmente:” o que é lembrado”.Ensinamento tradicional transmitido pelas gerações anteriores, em oposição a Śruti, “ o revelado”.
3. O yogī não se vê a si mesmo como autor de actos, nem susceptível de ser afectado por eles.
4. Sentido da acção, sentimento de ser activo. Acto do ego.
5. Terceiro aspecto da trindade hindu: Brahma, Viṣṇu e Śiva, que respectivamente presidem à: creação, conservação e dissolução do universo. A Siva também se apelida Senhor dos Yogīs.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®