Sagrados
Seja Consciente da Consciência – 2ª Parte

de Arun Kumar Laha

em 27 Abr 2014

(...anterior) O único fenómeno chamado “Vida” não é mais do que diferentes manifestações do trabalho feito pela imagem projectada da Consciência Pura em alguns objectos físicos densos, conhecidos por nós como organismos vivos. Vocês e eu somos conhecidos por diferentes nomes, por formas físicas diferentes, por parâmetros externos diferentes, mas a nível do Ser somos um e somos inseparáveis. Este conceito da não-dualidade (ensinamentos do Advaita Vedanta) é o maior contributo da cultura Védica da Índia antiga para a civilização humana. Este conhecimento singular é uma herança gloriosa não apenas para os indianos actuais, mas também para todos os que pertencem à raça humana. (Vide: Proof of Vedic Culture’s Global Existence por Stephen Knapp).

O Advaita Vedanta é o ponto mais elevado da sabedoria indiana. Este conceito analítico e racional não apresenta pontos de vista nem sectários nem dogmáticos; todas as pessoas de todas raças e credos têm todo o direito de estudá-lo com uma atitude crítica, em vez de aceitarem todas as ideias sem reservas. Têm toda a liberdade de subscrever os ensinamentos do Advaita Vedanta, ou de os descartar de imediato. A verdade é que o Advaita Vedanta tem sido estudado e as suas inferências têm sido verificadas por muitas personalidades distintas de todos os grupos humanos.
Albert Einstein (§), a consciência humana conectada ao corpo mais expressiva da história humana actual, uma vez afirmou: “Só existe uma maneira de saber tudo sobre a verdadeira natureza e sobre a “Vida”, e de compreender o determinismo da causa-efeito nos variados fenómenos do mundo físico. E tal meio é saber o que existe na mente de Deus, a Consciência Universal”. Ele também disse que todos os princípios e leis da realidade física, até à data desconhecidos da mente humana, são detalhes insignificantes de um grande plano esboçado pela Consciência Universal. Einstein observou que a mente humana ligada ao corpo terá ainda de ter acesso a esse plano básico inclusivo do todo. Todos os nossos estudos científicos analíticos sobre o universo físico, as variadas teses e antíteses metafísicas e filosóficas são insignificantes contributos para obter uma visão muito leve deste grande plano.

Desde a Idade Média na Europa que os cientistas ocidentais tentam, com afinco, resolver teorias simples (equações matemáticas) que poderão explicar racionalmente diversos incidentes do mundo fenoménico. As leis Mecânicas de Newton podem explicar tanto a queda de uma maça de uma árvore, quanto os movimentos dos planetas à volta do sol. A Teoria da Relatividade pode explicar quase todos os fenómenos do macrocosmo, mas é incapaz de explicar a maioria do comportamento das partículas do mundo subatómico. As leis das Mecânicas Quânticas conseguem explicar muito bem a natureza e o comportamento das partículas subatómicas, mas não conseguem explicar vários fenómenos do macrocosmo. Os cientistas modernos de várias nações tentam afincadamente resolver uma única equação matemática que governa e explica tudo do mundo físico. Ultimamente, renomados físicos concluíram que o sonho de chegar a uma abrangente “Teoria do Tudo” que pudesse relacionar todo o conhecimento alcançado até então sobre “força forte”, “força fraca”, energia electromagnética”, força gravitacional”, Teoria Geral da Relatividade”, Mecânica Quântica” e “Teoria das cordas”, não seria alcançado num futuro próximo. Espera-se que a“ Teoria de Tudo”venha a explicar racionalmente todos os fenómenos do universo – quer os do microcosmo, quer os do macrocosmo. Esta sonhada equação matemática é esperada para revelar todos os mistérios do universo e desse fenómeno singular chamado “Vida”. Mas tão grande teoria ainda está por descobrir. De acordo com físicos de renome, a “Teoria de Tudo” mantém-se oculta na mente de Deus.

Devemos dar atenção à opinião de Sri Ramakrishna, neste contexto. De acordo com ele, por muito que tentem espreitar os tesouros do rei guardados no seu peito de ferro, fracassarão.