Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Descobrir a Paz

de Kalyani Prasher

em 24 Ago 2014

  (...anterior) Conforme se diminui o ritmo da vida aqui, mais aumenta a oportunidade de cada um se redescobrir.
Como chegar
Voar ou apanhar um comboio a partir da cidade de Nova Delhi é a melhor maneira de chegar a Haridwar, ou ainda de carro ou de autocarro num percurso de seis horas.

Gujarate

O local de nascimento de Mahatma Gandhi (§) está cheiro de lugares que acalma pela sua abundante beleza natural. Seja o Parque nacional Gir ou praias isoladas de Mandvi, tende-se a esquecer do tempo quando se está em Gujarate. Conforme se assentam as margens do Ahmedpur na praia Mandvi, a ilha de Diu se levanta através da faixa de água. De facto, uma vista cheia de paz.
Pode-se fazer longas caminhadas, nadar e relaxar em qualquer uma das praias ensolaradas, algumas das melhores de Shivrajpur estão perto da cidade santa de Dwarka. Não há multidões ao redor de Shivrajpur, portanto, ela é calma e pacífica. Outro canto pacífico é Rann of Kutch onde se pode ver os raros animais selvagens no Wild Ass Sanctuary, a 112 km de Ahmedabad. O santuário tem uma vasta planície de sal e pântanos do pequeno Rann of Kutch. Um safari de jipe por toda a planície deserta é uma experiência inesquecível.

Os que buscam mais espiritualidade devem fazer uma viagem para Dev Ni Mori, um importante lugar budista com escavações arqueológicas que têm a descoberto os restos de um mosteiro dos séculos três e quatro. Um baú contendo as relíquias do Buddha (§) foi encontrado aqui recentemente, tornando-se o quinto lugar no mundo a ter as relíquias do Buddha. Também pode visitar o famoso Templo do Sol em Modhera, dedicado ao Deus Hindu Surya. É conhecido pelas suas magníficas esculturas e arquitectura.
Em Nalsarovar santuário de pássaros, espalhados ao longo de 120 km quadrados, e o destaque vai para as 360 ilhas onde se encontram muitas aves entre os juncos e vegetação aquática. Pode-se optar por um passeio de barco até ao local onde se encontram bandos de flamingos e colhereiros, íbis e outros pássaros.
Como chegar
Ahmedabad é acessível por via aérea ou por comboio. Dev Ni Mori fica a 125 km pela estrada. Para chegar a Gir precisa apanhar um comboio para Junagad e em seguida de carro ou de autocarro pela estrada durante meia hora.

Santiniketan, West Bengal

Uma cidade cujo nome significa paz não precisa muito para acolher bem, especialmente quando está ligada a Rabindranath Tagore (§), ganhador de um Nobel cujo pai renomeou a cidade para Santiniketan por tê-la achado extremamente calmante. Entre os mais reconhecidos centros de artes e cultura e lar de uma das mais prestigiadas escolas de arte do mundo, o Kala Bhavan, Santiniketan tem sido o lar de pessoas que querem escapar da vida cheia e barulhenta da cidade.
Pode-se visitar Upasna Griha e passar um tempo meditando no salão de oração. Pode-se assistir aos serviços nocturnos onde a luz de cem velas se encontra reflectida no vidro, de frente para uma relaxante vista. Pode-se ir até casa de Tagore, Santiniketan Griha ou à artística casa preta. A cidade tem prédios históricos associados a Tagore ou artes e é puro deleite para os amantes da cultura. Também pode optar por longos e tranquilos passeios. Caso haja interesse em plantas e árvores pode-se visitar Amra Kunja, o pomar de mangueiras. A uma curta distância a pé do complexo de Visva Bharati fica o Deer Park na floresta Ballavpur, onde pode observar-se os pássaros durante horas. E não esquecer-se o pôr-do-sol no Rio Kopai.

A poucos quilómetros da principal universidade fica Sriniketan, criada em 1922 como um centro de reconstrução rural. Pode ver-se o artesanato tradicional de kantha, bordados, couro, batik e a cerâmica que aqui são feitos. Sriniketan tem um grande campus com um edifício semelhante ao de Santiniketan. Pode-se visitar o pavilhão afresco e a Sikha Satra, uma escola para crianças carentes.
Para ir ao Festival anual Baul às margens do rio Ajay na vila Joydeb numa experiência que exaltará a Alma pode-se apanhar um táxi até Kenduli. O Festival é realizado no mês de Janeiro e centenas de Bauls, os populares trovadores errantes de West Bengal, reúnem-se de todos os estados por três dias, o ar vibra com as notas da sua música romântica.
Como chegar
Primeiro deve-se ir até Calcutá donde se segue depois para Santniketan pela estrada da Durgapur ou por comboio expresso de Gana Devta partindo da estação de Howrah.

Cortesia da Revista India Perspectives
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®