Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 5 de 12
A Justiça Divina

de Lubélia Travassos

em 06 Nov 2014

  (...anterior) Tal como a electricidade não se extingue quando se retira uma lâmpada quebrada, também a energia vital não é eliminada ao retirar-se dos nervos involuntários. Da mesma forma, a energia não morre, ela se retira, por altura da morte, para a Energia Cósmica.

Além do mais, os Sábios antigos analisaram a humanidade, e classificaram a consciência humana em quatro tipos básicos: 1) Os “Sudras”, que são capazes de servir a sociedade por meio do trabalho braçal, uma condição existencial limitada aos sentidos; 2) os “Vaixás”, que servem nos sectores intelectuais, de habilidades, na agricultura, na indústria, no comércio e na vida de negócios em geral, sendo a fase criativa ou dos negócios; 3) os “Xátrias”, cujos talentos são de ordem administrativa, executiva e protectora – regentes e guerreiros, tornam-se na fase do guerreiro, quando se quer lutar contra os sentidos e vencer o apego aos mesmos; e 4) os “Brâmanes”, de natureza contemplativa, espiritualmente inspirados e inspiradores, pertencem ao estado de sabedoria, alcançado quando o homem venceu todos os apegos sensórios e permanece conscientemente mergulhado em Brahma, Deus. É o último estado e o mais elevado, o conhecedor de Brahma ou Deus.

Comparativamente, os Sudras são os que não vêem qualquer grande propósito na vida a não ser a satisfação das necessidades e dos desejos do corpo; sendo que tais pessoas vivem para comer, dormir, trabalhar, multiplicar-se e por fim morrer. Milhões de seres humanos vivem hoje na condição de “trabalhadores” ou Sudras – apenas interessados no conforto físico e nos prazeres corporais. O homem que se encontra no estágio Vaixá ou mentalmente activo está sempre ocupado em fazer coisas. Algumas pessoas dessa classe só pensam em negócios; vivem apenas para ganhar dinheiro, e têm o hábito de o esbanjar em diversões sensórias. Todavia, o melhor tipo de empresário Vaixá é naturalmente mais evoluído e criativo por natureza. Entretanto, a terceira classe, ou Xátria, é constituída por aqueles que, tendo passado pela experiência de ganhar dinheiro e de criar algo no âmbito dos negócios, começam a compreender o significado da vida; eles esforçam-se, por meio do auto-controlo, para vencer a batalha contra os sentidos.

Na realidade, o homem Vaixá não faz qualquer esforço para aperfeiçoar o seu interior, sendo que apenas se preocupa em ganhar dinheiro e gerar filhos, reflectindo muito raramente sobre o sentido da vida, a não ser em termos de negócios. Por outro lado, a terceira classe, a dos Xátrias, encara a vida de maneira mais séria. É o tipo de homem que pergunta: “Não será o meu dever lutar contra os maus hábitos e destruí-los?” Ele sente realmente vontade de superar as más tendências e fazer o que é certo. Por conseguinte, após esta explicação, poderemos concluir que todos os seres humanos estão inseridos numa das quatro classificações. Então, se reflectirmos melhor sobre a nossa vida desde a infância, e depois analisarmos cada uma das classes, poderemos descobrir a qual das quatro classificações pertencemos.

Para começar vamos fazer uma análise, a fim de verificarmos se temos sido criativos desde a infância. Por exemplo, algumas crianças têm habilidade para a mecânica e querem abrir e desmontar coisas, para depois voltarem a montá-las. Outras sentem um grande prazer em desenhar, tocar ou ouvir música. Não é preciso ser um grande especialista para verificar quando alguém mostra sinais de criatividade. Até uma música sem grande sentido pode ser produto de uma mente criativa. Aliás, tudo o que se cria, com habilidade ou não, é uma expressão do talento criativo. A aptidão para escrever romances, para representar, para a escultura, pintura, música ou trabalho com máquinas, se for exibida cedo na vida, indica que estivemos no estado Vaixá na vida anterior.
Porém, o reconhecimento de que podemos pertencer a uma das classes menos avançadas, dentro dos quatro tipos de atitude mental, não nos deve desanimar, pelo contrário, é caso sim para nos animar.
  (... continua) 


[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12  [Pág. Seguinte]
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®