Peregrinações
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

Trindade Cabalista

de Teosofia

em 26 Jan 2015

Ain Soph (também grafado "Ein Soph") (do hebraico: Sem Limites) é o Todo Supremo da cabala, aquilo que podemos chamar de "Deus" em seu aspecto mais elevado, não sendo, no sentido estrito da palavra, um "ser", já que, sendo autocontido e autossuficiente, não pode ser limitado pela própria existência, que limita a todos os seres que a possuem. De Ain Soph é que emanam os Sephiroth para formar a árvore da vida, que é uma representação abstrata da natureza divina (Pleroma). Ain Soph é o Não-Ser, um princípio que permanece não manifestado e é incompreensível à inteligência humana e aos seres que a possuem num contexto puramente filosófico e psicossomático."Os cabalistas mencionam, na Árvore Sefirótica e para além da séfira Kéther, um espaço a que chamaram Aïn Soph Aur: luz sem fim. Esse espaço é impenetrável: é o Absoluto, o Não-manifestado, de que não se tem qualquer noção e do qual Kéther, enquanto Deus manifestado, é uma emanação.

(Informações Teosóficas)

Os aspectos do absoluto

A Divindade, tal como os cabalistas a compreendem, está para além da luz e das trevas, para além dos mundos criados. E, para exprimir ainda melhor este mistério da Divindade, além de Aïn Soph Aur conceberam uma região chamada Aïn Soph (“sem fim”) e, além de Aïn Soph, Aïn (“sem”). Na origem do universo há, pois, uma negação. Mas “sem”, que significa a ausência, a falta, não significa, porém, a não existência. Aïn não é o “não ser” tal como alguns imaginaram o Nirvana dos hindus. De facto, é exactamente o inverso. Aïn Soph Aur, tal como o Nirvana, é uma vida para além da criação, da manifestação, e tão para além que parece ser uma não-existência. Aïn Soph Aur... Aïn Soph… Aïn... foi assim que os cabalistas procuraram explicar realidades que escapam ao nosso entendimento. É impossível falar do Absoluto, mas nós devemos ter uma noção a seu respeito e agradecer a Deus, o nosso Pai Celeste que nos ama, que nos ajuda a crescer e que trabalha no nosso coração, pois, embora insuficientes, as palavras fazem-nos pressentir essa realidade." Omraam

Isis Sem Véu - VOLUME III - TEOLOGIA I
N. Compilador
AIN SOPH - O “Ilimitado” ou Infinito; a divindade que emana e se expande. Parabrahman. Na Cabala (§), o Ancião dos Anciões; o Eterno; a Causa Primeira. Para os cabalistas caldeus primitivos, Ain Soph era “sem forma ou ser”, sem qualquer semelhança com outra coisa. A Divindade é Não-Coisa, é inanimada e, portando chamada Ain Soph, Ain significa Nada.
Ain Soph Aur - A Luz infinita que se concentra no primeiro e supremo Sephira ou Kether. A coroa.

SEPHIROTH - [Plural de Sephira]. - São as dez emanações da Divindade; a mais elevada é a formada pela concentração do Ain Soph Aur ou Luz infinita e cada Sephira produz, por emanação, outro Sephirah. Os nomes dos dez Sephiroth são: 1º) Kether, a Coroa; 2º) Chokmah, Sabedoria: 3º) Binah, Inteligência; 4º) Chesed, Misericórdia; 5º) Geburrah, Poder; 6º) Tiphereth, Beleza; 7º) Netzach, Vitória; 8º) Hod, Esplendor; 9º) Jesod, Fundamento; 10º) Malkuth, Reino. (G. Teosófico de H. P. B.)

Os “Dez Membros” do “Homem Celeste” são os Dez Sephiroth, mas o primeiro “Homem Celeste” é o Espírito Não Manifesto do Universo, não devendo jamais ser desvirtuado e confundido com o Microposopo ou Microcosmo, a Face ou Aspecto Menor, o protótipo do homem no plano terrestre. O Microcosmo, como dissemos, é o Logos manifesto, e há muitos destes Logos. (A Doutrina Secreta de H.P.B.

Cada Universo del Espacio Infinito posee su propio SOL CENTRAL y la suma de tales Soles Espirituales, constituye el Ain Soph Aur, el Protocosmos, el Absoluto Solar.
El Absoluto Solar está formado por múltiples Soles Espirituales, Trascendentales, Divinales.
La emanación de nuestro "OMNIMISERICORDIOSO Y SAGRADO ABSOLUTO SOLAR" es aquello que Helena P. Blavatsky denomina "El Gran Aliento" para sí mismo profundamente ignoto...
Mucho se ha hablado sobre el Sagrado Sol Absoluto y es obvio que todo Sistema Solar, está gobernado por uno de esos Espirituales Soles. Realmente son Soles Espirituales extraordinarios, centelleantes con infinitos esplendores en el espacio. Radiantes Esferas que jamás podrían percibir los astrónomos a través de su telescopio.
Esto quiere decir, que nuestro juego de mundos posee su Sagrado Sol Absoluto propio, al igual que todos los otros Sistemas Solares del inalterable Infinito.
El PROTOCOSMOS o Primer Cosmos, es infinitamente Divinal, inefable, no existe en él ningún principio mecánico, está gobernado por la Única Ley.
Si reflexionáis vosotros profundamente sobre el Absoluto Solar, veréis que más allá existe la más plena Libertad, la más absoluta felicidad porque todo está gobernado por la Única Ley.