Sagrados
A Espiritualidade na Gestão

de Swami Nikhileswarananda

em 02 Fev 2015

(...anterior) As escolas de topo de Gestão estão a introduzir classes de auto controle, que estão a usar os métodos indianos para ajudar os gestores a estimularem as suas competências de liderança e a encontrarem paz interior entre os horários de vida esgotantes. O jornal chama-lhe Capitalismo-Karma – um ethos sob uma forma mais delicada e mais enfática que vem à tona na bolha pós-tecnológica. O texto oriental que mais está na moda é o introspectivo Bhagavad-Gītā.

Do mesmo modo, The Times of India relata que há muitas empresas americanas a adoptar o estilo vedântico de gestão. É o mantra da New Age para alguns dos países que se conduzem com CEOs (líderes executivo). Nos Estados Unidos, Ford e, na Índia, Godrej, Crompton Greaves, MTNL e outras empresas usaram mais ou menos estes conceitos de gestão védica. Ainda não é um movimento de massa, mas os líderes que tentaram isto notaram uma melhoria nos resultados.
De forma inversa, a espiritualidade também está a alcançar a gestão. A 8 de Setembro de 2008, uma notícia no The Times of India dizia: ‘ A Gestão entra no domínio divino - os cursos na Gestão de Templos oferecem gestores em vez de sacerdotes.’ Os líderes espirituais, acrescenta a reportagem, estão a lançar jargão de gestão ‘cool’ nos seus discursos. Com templos a proliferarem como cogumelos em todo o país, e cofres a transbordar com donativos, será que vai haver necessidade de gerir templos? Com certeza.

1) "ethos/etos [Sociologia] Conjunto dos costumes e práticas característicos de um povo em determinada época ou região.
2. Conjunto de características ou valores de determinado grupo ou movimento.

Vejam a popularidade de um diploma de curso oferecido pela Universidade Somnath Sanscrit. O primeiro lote de estudantes só está à espera dos resultados. O único curso em Mandir Vyavasthāpan (Gestão de Templos) tem quatro dissertações sobre aspectos religiosos, bem como de gestão prática de templos. As disciplinas que estudam incluem Arquitectura de Templos, Rituais, Gestão de Eventos, Gestão de Multidões, Sânscrito, Inglês, Contas e Legislação. Muitos NRIs (indianos não residentes) já requereram a exportação destes recém-formados ‘sacerdotes-cum-gestores’ para os seus templos.

A revista Week relatou uma matéria, em 20 de Abril de 2008, com a capa de revista a mostrar um cabeçalho interessante “CEO e Espiritualidade”. A história citava alguns CEOs, revelando como estavam a tentar adoptar a espiritualidade em suas vidas pessoais, bem como nas suas empresas, de forma a melhorarem não só as suas vidas, mas também as do seu pessoal. São vários os que já assumiram ter actualmente práticas regulares espirituais: Subhas Chandra Goyal-O Presidente da TV Zee, Anu Agha -o ex-Presidente de Thermax, Adi Godrej- das indústrias Godrej, Indu Jain- Presidente de Benntt and Coleman L.td, R.P.Nandy - o Director-Criativo de Pritish Nandy Communications, V.L.Doot - o Presidente da Videocon, etc.

Conheço, pessoalmente, em Belgaum, um dos nossos devotos que começou um “Āshram Empresarial”. Tem um ambiente de Āshram com um belíssimo auditório, uma sala de meditação e mais ainda. Todos os membros do pessoal quando chegam, primeiro vão ali meditar, cantam mantras e depois é que começam a trabalhar. Trabalham, oram e comem juntos neste “Business Āshram”. A empresa começou com um facturamento muito pequeno e agora o seu director não sabe como gastar o dinheiro.
Liberating the Corporate Soul (Libertando a alma corporativa) é um livro de Richard Barnet, que se tornou, a tempo inteiro, conselheiro espiritual de gestão espiritualizada. Os seus clientes são o Banco Mundial e o Governo Suíço. O livro de Deepak Chopra, Sete Leis de Sucesso Empresarial, o livro de Kenneth Blanchard O Poder da Gestão Ética, O Poder do Pensamento Positivo de Norman Vincent Peale, todos eles demonstraram nos seus livros que já não é preciso enganar, para ganhar. Previamente pensou-se que, quanto mais se pudesse enganar os outros, mais se ganharia. Mas existe uma mudança de paradigma.