Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
O que Buddha não disse

de Maria

em 30 Ago 2015

  (...anterior) No primeiro caso desta afirmação, ou vem de alguém com crédito pela sua atitude e acção no mundo e sobre si mesmo de forma irrepreensível, ou corre o risco de ser considerado um hipócrita ou, ainda, apenas um devoto que usa a religião como refúgio, não assumindo a sua responsabilidade como ser. Por outro lado, não afirmar (não falar em Deus) arrisca-se a ser considerado ateu. A existência ou não de Deus é uma discussão ao nível mental, mas quem ultrapassa esta dialéctica encontra uma dimensão ou plano superior de compreensão de Deus. A “conversão” de ateísmo para teísmo, só acontece através do nível do sentir interior, quando se dá o “toque” de Deus: quem O vive não duvida. Antes disso, a resistência existe pela ausência dessa “prova”. Na realidade, não há resistência possível naquele que um dia “prova” da força da energia divina.

Quer o Buddha (§) tenha falado, explicitamente ou não em Deus, o relevante é que atingiu um estado de iluminação e esta é a vivência destinada a qualquer ser humano quando liberto das amarras terrenas ou cármicas e, nessa escalada, passa por diversas etapas e integrações na Unidade a que se chama samādhi(3), que são, obviamente, estados místicos. Numa experiência de samādhi conhece-se a visão do Todo cósmico, não como uma intuição, mas como um “saber” de tudo com o Todo (conexão) e a responsabilidade mútua universal. Quem tem experiências da Unidade assume cada vez a sua responsabilidade como Ser, frente ao cosmos ou ao Todo. É desta forma que se evolui espiritualmente para a iluminação: ser co-responsável no Todo.

Todo aquele que tem uma experiência da Unidade, quer lhe chame samādhi ou Nirvāna, sabe, que está a realizar uma vivência mística ou religiosa em Deus e este é o Conhecimento incontornável da Verdade.

1 - No Bhakti-mārga do Yoga (§) é a via do amor e da devoção.
2 - CF. “A Célula Divina”.
3 – Em Sânscrito significa: estado místico (êxtase) de profunda unidade - em Pāli, estado profundo de meditação.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®