Frutos Secos

de Maria

em 22 Set 2015

(...anterior) Para conservar as suas qualidades nutricionais devem ser consumidos crus e ligeiramente tostados. Estas sementes altamente insaturadas alteram o sabor com facilidade se as condições de conservação não forem adequadas. São os frutos secos que contêm maior quantidade de proteína, pelo que são muito aconselhados para dietas vegetarianas.
Os pinhões são uma grande fonte de ferro, nutriente essencial para muitos processos do organismo incluindo a circulação do sangue. Contém cobre que ajuda a absorver melhor o ferro e ainda fibras, proteínas, carboidratos, e outros minerais importantes como potássio, cálcio e zinco. São ricos em vitamina E, vitamina K e manganês que ajuda o sistema cardiovascular.

Nozes

As nozes são consideradas como um bom alimento para o cérebro. Trata-se do fruto de uma árvore e existem variedades diferentes na Europa, China e América do Norte. Nutricionalmente são ricas em potássio, zinco, magnésio, tiamina, vitamina B6, niacina e contém uma boa proporção de ácidos gordos polinsaturados que as fazem um excelente alimento para o controlo do colesterol. Possui propriedades anti-inflamatórias. É rico em vitamina E, e em selénio excelente antioxidante, bem como ajuda a prevenir doenças, tal o cancro ou edemas pulmonares. A noz contribui para manter o bom funcionamento do cérebro e ajuda a produzir glóbulos vermelhos.

Contém também, ómega-3 e 6, vitaminas C e arginina, um aminoácido. É bastante calórico, cerca de 698 kcal em 100g. Os seus benefícios estão comprovados no controlo da pressão arterial, na redução da taxa de colesterol e na cicatrização.

Castanhas-do-Brasil

(Conhecidas como nozes do Brasil ou ainda Castanhas da Índia)

Tem um alto concentrado de gorduras pelo que se recomenda guardá-las numa parte baixa do frigorífico. São bastante ricas em ferro, zinco, fósforo e em cálcio. Contém selénio, vitaminas B1, e vitamina E, importantes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e previne algumas doenças. Pela sua qualidade nas gorduras, em duas unidades encontramos aproximadamente 11g., as quais são chamadas “boas, e que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o “bom” (HDL. Contém ainda fibras essenciais para o bom funcionamento dos intestinos.