Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 5
A Escrita Perfeita - Sânscrito

de Maria Ferreira da Silva

em 13 Jan 2024

  (...anterior) Esta língua muito complexa na origem foi-se simplificando e transformando com o tempo, tendo a gramática e a fonética como os aspectos importantes e fundamentais na sua preservação.

Deve-se a Pāṇiṇi(10) a dotação de regras fixas do Sânscrito clássico com o seu trabalho de gramática Astidhyāya de oito capítulos, que teria sido composto entre os séculos V/VI a.C. Pensa-se que o Sânscrito clássico nunca tenha sido uma língua falada pelo povo (falavam um prākrito), mas era usada na classe brahmânica e por gente culta e literata. Seria uma língua de determinado núcleo religioso e social e não de uma região.

A Índia tem actualmente mais de dezoito idiomas oficiais e centenas de dialectos e muitos deles possuem uma vasta e rica história de literatura religiosa ou filosófica. Distinguem-se quatro famílias linguísticas: indo-europeias(11), dravídica, tibeto-birmanesa e austro-asiática. Delas resultam 17 línguas reconhecidas oficialmente na Índia, cada uma com inúmeros dialectos e línguas menores faladas actualmente no Sul da Ásia. As línguas indo-europeias descendentes do Sânscrito são faladas no Norte da Índia e no Nepal, onde se incluem o hindi, marati, bengali e nepalês.
Na realidade, outras religiões para além do Hinduísmo fazem parte da Índia, seja dos povos que na sua origem se destacam da tradição do Veda, caso do Sāṃkhya (§), uma das filosofias ou religiões mais antigas, seja do Jainismo, que reporta os seus Tīrthankaras a longas distâncias de tempo pré-védicas. Certos tratados jainas registam a história do Jainismo como o começo da civilização indiana e que teriam sido o povo da civilização do Vale do Indo(12), no Panjāb.

Cabe destacar a descoberta arqueológica desta civilização antiga, dita do Vale do Indo, com as cidades de Mohenjo-Daro e de Harappā (§), hoje considerada pré-histórica, que veio dar um novo contributo à História da Índia. As cidades do Vale do Indo eram extraordinariamente bem estruturadas e havia uma escrita, cujos exemplos se encontram em pequenos selos de barro, ainda não decifrada.

Precisar se houve povos invasores vindos do Norte ou se o Veda, “Revelação da Sabedoria” dada aos Ṛṣis, é de origem autóctone é ainda hoje motivo de controvérsia entre investigadores. Por que motivo Sanatāna-dharma, fundação própria da vivência indiana, seria trazida por outros povos, quando fora da Índia não há vestígios? Nas comparações entre Jainismo e Hinduísmo verificam-se poucas diferenças e, como se constata, a assimilação de culturas e religiões é uma das características da Índia - o Jainismo contém Hinduísmo e vice-versa - não será isso uma prova de que a origem deve remontar ao mesmo ponto de partida?

Na verdade, ainda não foi possível isolar na Índia uma “cultura ariana”, portanto, como fenómeno concreto e reconhecível que tenha vindo de outras origens. Talvez a designação ariana esteja a ser mal empregue, pois ārya significa nobreza de carácter, neste caso de um povo e não de uma raça, que teria vindo das estepes e já estabelecido num sistema de castas (§), contudo, não há vestígios dessas origens nos próprios povos do Norte.

O Jainismo, por exemplo, ao enfatizar o ideal da não-violência (ahimsā), influenciou o Hinduísmo para acabar com os sacrifícios mais primitivos. Esta prática da primeira época védica deu lugar a questões filosóficas e discussões conhecidas como os textos tardios, os Āraṇyakas e os Upaniṣadas, tendo estes o seu começo cerca do século VI a.C. Foi um período de grande especulação intelectual, de dúvidas religiosas e de fé quanto à autoridade dos brāhmanas, sacerdotes da primeira casta que detinham o saber e o poder, pelo conhecimento das regras e dos deveres inseridos nos Vedas e Leis de Manu.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®